TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Representação de projetos de arquitetura (NBR 6492)

Por:   •  24/8/2017  •  Resenha  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  1.050 Visualizações

Página 1 de 3

Representação de projetos de arquitetura (NBR 6492)

A NBR 6492 tem como objetivo apresentar as condições exigidas que padroniza a representação gráfica de projetos arquitetônicos, para que assim seja de fácil compreensão o que se quer apresentar, porem essa norma não envolve critérios de outras normais ou legislações especificas de municípios ou estados, abrange apenas as normais da ABNT.

        Nessa norma se é abordado, as condições exigidas abordados documentos complementares, definições, condições gerais, condições especificas e representações gráficas de arquitetura.

        Sobre documentos complementares se é indicado o estudo da NBR 10068, que abrange questões folhas de desenho, leiaute, dimensões e padronização.

        Já sobre definições a norma que estamos abordando, vem a esclarecer e trazer o entendimento sobre seus pontos abrangentes que são, planta de situação, planta de locação, planta de edificação, corte, fachada, elevações, detalhes ou ampliações, escala, programa de necessidades, memorial justificativo, descriminação técnica, especificação, lista de materiais e orçamentos.

        Como foi dito mais acima a NBR 6492 94 também aborda sobre o assunto de condições gerais, onde se traz exigências sobre papel, como os desenhos devem ser executados em papeis transparentes ou opacos, os tipos e tamanhos de papeis a serem utilizados e em quais situações se usam os mesmos, também se é indicado o estudo dos formatos através da NBR 10068. Dentro das condições gerais encontra-se também informações sobre o carimbo, que é aonde se informa a identificação da empresa e do profissional responsável pelo projeto, identificação do cliente, nome do projeto ou do empreendimento, título do desenho, indicação sequencial do projeto, escala, data autoria do desenho e do projeto e outras informações a serem consideradas importantes. Ainda dentro das condições gerais se é abordado ainda dobramentos de copias de desenho, sistema de reprodução e técnicas, onde é abrangido desenho a mão livre e desenho por instrumento.

        Também se é abordado na NBR 6492 94, condições especificas onde dentro dessa se aborda caracterização das fases do projeto que abrange fase/objetivo, com tópicos de documentos escritos e elementos a serem representados, abrange também estudo preliminar com tópicos de documentos típicos, documentos eventuais, escala e elementos a serem representados. Abordando também anteprojetos se é esclarecido conceitos do mesmo como documentos típicos, documentos eventuais, escala e elementos a serem representados, isso não só em anteprojetos mais também em projeto executivo.

        Ainda em condições especificas se é envolvido, projeto como construído, fase do projeto que requer um estudo preliminar da planta de situação, planta de corte, faixada e planta baixa.

        E por fim a norma NBR 6492 94 apresenta as informações sobre representação gráfica de arquitetura, onde é especificado os modos de uso de linhas de representação, como as linhas de contorno, linhas internas, linhas de situação linha de projeção que é representada por um traço e dois pontos, linhas de eixo ou coordenadas, linhas de cota, linhas auxiliares e entre outas linhas. Também se especifica os tipos de letras e números, como deve ser seus espaçamentos formas corretas de serem escritas em um padrão e escala adequada, se fala também sobre escalas, quais são as escalas mais usadas e escalas gráficas, aborda também, posição do projeto referente ao norte, indicação de chamadas, indicação gráfica dos acessos, indicação de sentido ascendente nas escadas e rampas, indicação de inclinação de telhados, caimentos, pisos, etc. É abordado também cotas de nível, marcação de coordenadas, marcação dos cortes gerais, marcação de detalhes e entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com