TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica - O Segredo de Luisa

Por:   •  26/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  1.621 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

COLEGIADOS: ENGENHARIA ELÉTRICA E PRODUÇÃO

COMPONENTE: EMPREENDEDORISMO

DISCENTE:

RESENHA – O SEGREDO DE LUÍSA

Vitória da Conquista – BA

Maio/2015

[pic 2]

COLEGIADOS: ENGENHARIA ELÉTRICA E PRODUÇÃO

COMPONENTE: EMPREENDEDORISMO

RESENHA – O SEGREDO DE LUÍSA

Resenha Crítica a ser entregue a professora Renata Costa com propósito de avaliação parcial da 2ª Unidade da disciplina Empreendedorismo.

Vitória da Conquista – BA

Maio/2015

RESENHA CRÍTICA: O Segredo de Luísa

Resenhista:

Referência Bibliográfica: DOLABELA, Fernando. O SEGREDO DE LUÍSA: Uma ideia, e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. 10. ed. São Paulo: Cultura, 1999. 312 p.

Credenciais do Autor: Criador dos maiores programas de ensino de empreendedorismo do Brasil na educação básica e universitária; consultor e professor da Fundação Dom Cabral, ex-professor da UFMG, consultor da CNI-IEL Nacional, do CNPq e de dezenas de universidades, Fernando Dolabela é mineiro, atualmente tem nove livros lançados (entre eles o best-seller “O segredo de Luísa”, com mais de 200 mil cópias vendidas) e dois softwares, com publicações nos maiores congressos nacionais e internacionais.

        Ao lançar a obra O Segredo de Luísa, Fernando tem o intuito de despertar no leitor um sentimento verdadeiro sobre o que é empreender, e como desenvolver as características necessárias para abrir seu próprio negócio, com a obra Dolabela tem o intuito de fornecer mais opções para a escassa literatura que aborda o tema empreendedorismo O livro apresenta cinco estágios que passam pela decisão de Luísa em abrir seu próprio negócio até a consolidação do seu empreendimento.

        Luísa é uma jovem moradora de Ponte Nova – MG que estuda odontologia em Belo Horizonte e é noiva de Delcídio, funcionário da prefeitura, acomodado e sem muitas pretensões e ambições. Quando mais nova ela trabalhou na loja de sua tia Fernanda por quem tinha uma grande admiração e foi quem fez despertar em Luísa a vontade de mudar seus planos e investir em um negócio próprio. É fácil perceber que Luísa não se conformava em fazer parte de um cotidiano tradicional típico de pequenas cidades, ela era visionária queria o inusitado o fora do comum e não apenas seguir os sonhos de seus pais em detrimento dos seus. Com essa percepção ela abandona o curso de odontologia, que apesar de ser uma profissão segura e rentável não era o que ela realmente queria fazer. Observadora como era, Luísa vê em sua tia Fernanda o modelo de vida que ela queria para si, ela admira sua persistência e a determinação de tornar realidade seus planos. É por isso que Fernanda é a primeira pessoa a quem Luísa confidencia seus planos, esperando que mesmo com dificuldades em apoiá-la em uma mudança brusca em sua vida, sua tia pudesse impulsioná-la a dar o primeiro passo. Ela esperava que Fernanda visse nela o mesmo desejo que a motivara anos atrás.

        Motivada a abrir seu próprio negócio - Goiabadas Maria Amália Ltda, Luísa começa a viabilizar a ideia e procura por pessoas que entendam do assunto para obter as informações necessárias para colocar em prática seu empreendimento, nessa busca ela conhece Pedro, professor de empreendedorismo e decide aproveitar ao máximo a experiência dele a fim de tirar suas dúvidas sobre   seu negócio, porém ao conversar com Pedro, Luísa só conseguiu ficar confusa, pois ele não respondeu suas perguntas diretamente, pelo contrário levantou mais questionamentos sobre a empresa que ela queria criar e a aconselhou a fazer um plano de negócios e a procurar um “padrinho” que tivesse experiência na área e a ajudasse a montar o negócio. Assim, Luísa procura seu André, proprietário da loja Biscoitos Santa Luzia, e após convencê-lo de seu comprometimento eles elaboram um plano de trabalho com cronograma e prazos. Seu André aconselha a Luíza a estudar a viabilidade do negócio, pois ele sinalizaria se o negócio seria ou não rentável, assim ela percebe que o produto por si só não lhe trazia grandes garantias, ela deveria inovar, traçar seu público alvo, pensar no design, nos pontos de venda, enfim, em tudo que tivesse ligação direta ou indireta com o produto, pois o consumidor é influenciado por inúmeros fatores antes que se possa realmente provar o produto e constatar que ele é bom.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com