TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: O Uso Das Redes Sociais No Ambiente De Trabalho

Ensaios: Resenha Crítica: O Uso Das Redes Sociais No Ambiente De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  1.153 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Crítica

Tema: Relações de Trabalho

Subtema: Uso das redes sociais no ambiente de trabalho

O uso de redes sociais no ambiente de trabalho vem se tornando cada dia mais comum pelos colaboradores, mesmo porque, muitas empresas utilizam algumas redes sociais como meio de comunicação e ferramenta para obter aumento em sua produtividade. As redes sociais podem capacitar os colaboradores facilitando e agilizando o atendimento aos clientes, obtendo resultados positivos para a empresa.

As redes sociais permitem junto a seus usuários, a criação de perfis, inserindo suas informações pessoais e profissionais, podendo torná-las visíveis a quem melhor interessar, formando assim, grupos entre esses usuários. Esses grupos permitem total interação, através de comentários e curtição de fotos, mensagens, etc. Diante da exposição, as informações se disseminam e alastram por diversas regiões, identificando entre diversas pessoas, seus interesses, objetivos e finalidades em comum.

O surgimento de novos meios de acessos a essas redes sociais, como smartphones e tablets, fizeram essas redes se proliferar cada vez mais entre os usuários, permitindo acesso onde e quando for de interesse. (GIGLIO; SOUZA, 2013).

Os internautas gastam, em média, 45 a 50 horas mensais acessando suas redes sociais. Antes, o que era algo novo, e de uso pessoal, vem se transformando a cada dia, uma ferramenta para obter diversos objetivos dentro das empresas. Hoje em dia, várias empresas têm, no mínimo, um perfil corporativo em algum tipo de rede social.

As redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn e Skype, são as mais frequente entre as pessoas e atualmente pelas empresas, pela facilidade e agilidade que podem proporcionar, possibilitando contato com pessoas de diversas localidades em questão de segundos. Por essa facilidade, e também pela exigência do mercado, as empresas a cada dia que passa, estão se inserindo no mundo virtual, adotando esse meio, como forma de estarem resolvendo tarefas prática, até mesmo se comunicando com seus clientes de uma forma mais rápido e fácil.

A internet, possibilidade a criação de uma sociedade virtual, onde relações pessoais e de trabalho se unem. E as empresas enxergam isso como uma forma de disseminar e multiplicar sua imagem dentro dessa “sociedade”. Com uma simples postagem de comentário e fotos de um usuário, milhares de pessoas curtem e comentam, alastrando para outras pessoas essa eventual postagem. Hoje, empresas que ignoram essas redes sociais, acabam sofrendo algum tipo de impacto em sua imagem. Portanto, as empresas devem estar sempre alinhadas com as exigências do mercado, que a cada dia que passa, vem exigindo uma busca continua de melhorias e modernização para sobreviverem (SPERB, 2014).

No entanto, o uso de redes sociais nem sempre são vistas como algo que possa trazer produtividade para as empresas, em contrapartida, há diversos fatores que podem ocasionar em diminuição de produtividade. Como o uso no ambiente de trabalho, que pode causar vários danos para a organização como, por exemplo, postagens indevidas de seus funcionários em suas redes, acarretando impactos negativos para as mesmas.

Outro fator negativo, e o uso constante de seus perfis particulares, onde as pessoas ficam online para responder mensagens, comentar e curtir postagens de seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com