TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Engenharia de produção no Brasil

Por:   •  9/5/2022  •  Dissertação  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

NIGRO Idamar S. C.; VALENTE Uiara G. Engenharia de produção no Brasil: Vagas criadas, egressos e mercado de trabalho: pesquisa apresentada no XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção – Rio de Janeiro – RJ – 2008.

OLIVEIRA Grayce Kelly C.; SILVA, Daniel Pereira; SILVA, Isabelly Pereira. Cursos de Engenharia de Produção: Ofertas e Egressos: pesquisa apresentada ao VII Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe – São Cristóvão – SE – 2015.

Idamar Sidnei Cobianchi Nigro da UNIMINAS. Uiara Garcia Valente da UNIMINAS. Grayce Kelly Oliveira Depto. de Engenharia Química, Universidade Federal de Sergipe. Daniel Pereira Silva Depto. de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Sergipe. Isabelly Pereira Silva Depto. de Engenharia de Produção.

O artigo Curso de Engenharia de Produção: Ofertas e Egressos têm como objetivo colocar em pauta dados sobre o curso de Engenharia de Produção, ofertas e demandas, e os seus egressos, abordando sobre a crescente oferta do curso que se deu devido ao aumento da demanda pelo profissional e pela quantidade de novos ingressantes demandando o mesmo. O artigo ainda aborda sobre o fato de que a crescente exponencial se deu por dois pontos principais, sendo uma delas a aprovação da Lei nº9,394, de 20 de dezembro de 1996, onde possibilitou a criação de novas Instituições de Ensino Superior (IES), e a evolução do mercado de trabalho, que de acordo com suas constantes evoluções passou a exigir profissionais com novas competências e novos perfis.

Já o artigo Engenharia de Produção no Brasil: Vagas Criadas, Egressos e Mercado de Trabalho, têm como ideia de estudo apresentar uma reflexão sobre o universo onde está inserido o profissional Engenheiro de Produção, o mercado de trabalho, crescente do curso e uma avaliação da IES. No primeiro capítulo o artigo avalia a crescente demanda do curso, onde os autores apontaram que alguns autores acreditam que a crescente demanda vem da evolução das indústrias e dos processos de produção.

O segundo capítulo mostra dados de forma tabulada a crescente da escolha da profissão de Engenheiro de Produção, Qualidade e Segurança, nos anos analisados pela pesquisa, a evolução do número de cursos tanto em universidades publicas quantos em universidades privadas e profissionais formados nas IES.

Com o objetivo claro os pesquisadores abordaram temáticas sobre o curso de Engenharia de Produção, mostrando seu crescimento ao longo dos anos, abordando possíveis causas para o aumento deste número, porém com enfoque nos anos que foram analisados e observou-se que os embora tenha grande demanda obteve-se baixa quantidade de profissionais egressos formados, apontando que a quantidade de profissionais que a crescente da economia estava demandando não estava acompanhando a mesma, tal condição explica o fato de que o aumento da oferta não ter saciado a demanda o de mercado por este profissional.

Assim, o estudo desta obra, podemos amadurecer mais a ideia que o mercado necessita do profissional, e poder conhecer mais sobre o curso e gerar novas expectativas sobre.

Jeffersson Souza, docente do curso de Engenharia de Produção – UFOP.

Questão 2:

A Engenharia de produção foi demandada a partir a evolução dos sistemas produtivos, com a evolução deles houve a necessitada de um profissional que conseguisse ter uma visão diferente, aonde não fosse apenas um profissional que especialista de parte de um projeto ou sistema, mas que conseguisse ver toda a cadeia, de forma a gerir e otimizar todo o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com