TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Gestão Ambiental - CURSO ONLINE Sustentabilidade

Por:   •  14/4/2015  •  Resenha  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Resenha Crítica

Dados Gerais

Disciplina

Sistema de Gestão Ambiental

Professor

Vitor Príncipe

Aluno

Magnum Castello Branco de Almeida

Turma

EGMS1501

Telefone

21-964315582

e-mail

magnumalmeida@gmail.com

Análise do Texto

Título do Texto

Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade

Autor (es)

Prof. João Fernandes Gomes de Oliveira e Prof. Aldo Roberto Ometto

Palavras-Chave do Texto

Sustentabilidade

Economia

Meio-ambiente

Ecologia

Descrição do Assunto

O assunto abordado na resenha se trata de um curso online contendo vídeo-aulas e também material em pdf. contendo apresentações em slides no qual foi falado sobre princípios de Sustentabilidade e tecnologias portadoras de inovação.

Apreciação Crítica

O curso online tem o objetivo de dar um novo entendimento a população em relação ao conceito de  sustentabilidade e tecnologias portadoras de inovação. Explicando detalhadamente todos os aspectos e meios de chegar nesse entendimento.

Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável são os meios de conseguirmos produção sem agredir o nosso meio-ambiente. Hoje em dia infelizmente a população consome mais do que deveria em relação aos recursos da natureza, essa situação acaba sendo um motivo para pensar em estratégias diferentes (mudança).É necessário ter a percepção das principais oportunidades para as próximas décadas que são: Energia Solar, Estruturas leves, alcoolquímica e bioprocessos, Gaseificação e biomassa, entre outros.

Os princípios de sustentabilidade já vem sendo utilizados por muitas empresas. A Pegada Ecológica que arranja formas de não estressar o planeta é uma das iniciativas que vem dando certo. A mentalidade das empresas hoje não se resume em lucro, os fatores ambientais e sociais também tem muita importância. Também foi falado no curso sobre Ecoinovação que trata-se de medidas de atores criando diversas formas (ideias, produtos, etc) para reduzir impactos ambientais.

A produção mais limpa (P+L) busca o aumento da ecoeficiência usando menos matéria-prima e insumos na geração de produtos/serviços.

A gestão do ciclo de vida tem o objetivo de reduzir os impactos socioambientais e econômicos ao longo do ciclo de vida dos produtos. A GCV está ligada ao ciclo PDCA.

Outros assuntos também foram abordados no curso como: Avaliação do ciclo de vida, eco designer, ecologia industrial, gestão ambiental dentre outros tópicos que por fim tem por finalidade conseguir aplicar o conceito de Sustentabilidade.

Paralelo com Exemplos de sua vivência

Acredito que ainda estamos longe da realidade do conceito de Sustentabilidade no geral, para se pensar em sustentabilidade é necessário primeiro pensar em educação ambiental visando a sustentabilidade. Hoje em dia ouve-se falar muito sobre sustentabilidade, mas na verdade muito poucas pessoas sabem como levar uma vida mais sustentável ou o que isso deve significar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (173.1 Kb)   docx (88 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com