TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha conforto ambiental

Por:   •  21/4/2015  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha 1º cap. Eficiência energética

O 1º capitulo do livro “ eficiência energética na arquitetura “, começa por  introduzir o leitor a um ponto de vista histórico de toda a evolução humana, começando por vitrúvio, o primeiro a “organizar” um modo de se pensar arquitetura, estabelecendo o equilíbrio  entre estrutura funcionalidade e forma.

A partir dos conceitos de vitrúvio evoluímos para a pirâmide da eficiência energética, onde temos a idéia de que o equilíbrio entre solidez, utilidade e beleza devem caminhar juntos para se obter o conforto ambiental e a eficiência energética.

No texto são citados alguns exemplos precedentes a nossa arquitetura atual, onde o homem se preocupava muito com o conforto de temperatura visando facilitar a sobrevivência, e deixando um pouco de lado a questão estética. Ao evoluir do texto chegamos a uma época em que os grandes “edifícios estufas” se tornaram tendência e símbolo de poder, deixando de lado os aspectos climáticos regionais e omitindo totalmente a preocupação com a eficiência energética dessas obras.

O consumos de fontes de energia exacerbado  e o crescimento das populações nas grandes cidade começou a gerar crises de petróleo, água e energia elétrica; obrigando aos governos buscarem soluções e alternativas a essas energias; A partir de então passou-se a regulamentar normas, estabelecer regras e classificar produtos e maquinários de acordo com a sua eficiência.

Hoje a preocupação com o equilíbrio é que está em foco, tense vários exemplos ao redor do mundo de sociedades que começam a buscar o equilíbrio com o bio-climatismo,  buscando cada vez mais utilizar os recursos que a natureza oferece para que se possa ter um menos consumo de recursos naturais, procurando assim obter uma sociedade com o Maximo de eficiência em consumo.

João Gabriel Dias de Mendonça                            Ra:8090883536

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com