TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO AMBIENTAL: RESENHA SOBRE O TEXTO “A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO ATUAL DO ARQUITETO E URBANISTA” E SOBRE O FILME “PONDE DE EQUILIBRIO”.

Por:   •  13/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  1.118 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP

ARQUITETURA E URBANISMO

ANDERSON FERREIRA DE FREITAS

PLANEJAMENTO AMBIENTAL: RESENHA SOBRE O TEXTO “A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO ATUAL DO ARQUITETO E URBANISTA” E SOBRE O FILME “PONDE DE EQUILIBRIO”.

Arquitetos e urbanistas são chamados para enfrentar desafios novos e de dimenções novas sobre varias ordens a cada dia e a cada momento, mas sobre tudo a qualidade de vida urbana, a questão da obestenção da mobilidade e o saneamento, são claramente colocados como demanda social. Apesar desses elementos terem um contexto importante para a questão urbanística temos que incluir um dos fatores primordiais para o desenvolvimento econômico e material, a sustentabilidade, que visa suprir a necessidade atual do ser humano, usando recursos naturais de forma inteligente sem comprometer o futuro das próximas gerações. Arquitetos e urbanistas tem uma responsabilidade particular quanto a isso.

O processo de formação dos arquitetos no sentido de atender de maneira mais adequada essa nova realidade bate de frente com as dificuldades urbanas. Os problemas mundiais assumem proporções assustadoras, hoje 85% da população brasileira vive em cidades onde é evidente o defite de urbanismo e que nós temos nos habituado com isso. Pórem, o arquiteto urbanista possui papel fundamental na concepção dos princípios de sustentabilidade a serem empregados no planejamento arquitetônico e urbanistico.

A sustentabilidade nas edificações e no meio urbano deve ser compreendida como a interação das questões ambientais, sociais, culturais e econômicas. O conceito de sustentabilidade não vem sendo suficientemente discutido e ensinado nos cursos de graduação de arquitetura e urbanismo. Também objetivou estimular a solução para o atual problema, buscando respostas e recursos com os próprios estudantes e arquitetos, que podem e devem ser colocados em prática.

 O arquiteto urbanista não é, e nunca será, o único responsável pela sustentabilidade de uma edificação e seu entorno. Além disso, é impossível projetar e construir edificações e espaços que sejam totalmente sustentáveis, devido aos inúmeros quesitos necessários. Porém, o arquiteto urbanista possui papel fundamental na concepção dos princípios de sustentabilidade a serem empregados no planejamento, na construção e mesmo na apropriação das edificações. Ele deve pensar, planejar, projetar, e influenciar produtores e usuários do ambiente construído para um processo construtivo e de apropriação e uso sustentável. Deve ser educado desde o início de sua formação para buscar esse objetivo, ajudando a modificar toda cadeia produtiva, do projeto de arquitetura e construção civil ao planejamento urbano. Para que isso ocorra, é essencial que a educação e formação do arquiteto-urbanista seja sólida e transdisciplinar. A universidade, e assim suas diretrizes, disciplinas e professores, precisam oferecer o embasamento para este propósito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com