TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Livro Educação A Distância - Da Legislação Ao Pedagógico

Trabalho Escolar: Resenha Livro Educação A Distância - Da Legislação Ao Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  2.310 Visualizações

Página 1 de 3

O livro “Educação a Distância – Da Legislação ao Pedagógico” foi publicado em 2010 pelas professoras Rosilâna Aparecida Dias e Ligia Silva Leite pela Editora Vozes.

Rosilâna é graduada em Matemática (Fafi-Ubá) e em Ciência da Computação (UFJF). Além disso, é Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, leciona Matemática na Escola Municipal Cosette de Alencar em Juiz de Fora e também, as disciplinas “Tecnologias da Informação e Comunicação” e “Conteúdo e Metodologia do Ensino da Matemática” no curso de Pedagogia da Faculdade Metodista Granbery em Minas Gerais, coordenando o Projeto de Implantação da Educação a Distância nessa mesma faculdade.

Ligia é pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Meios Educacionais pela Temple University nos Estados Unidos e pós-doutora em Tecnologia Educacional pela University of Pittsburgh (EUA). Atualmente é professora titular do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Petrópolis, professora-adjunta do Departamento de Educação a Distância da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora-adjunta do Curso de Doutorado em Tecnologia Educacional e Educação a Distância da Nova Southeastern University. Possui livros e artigos publicados nas áreas de Tecnologia Educacional e Educação a Distância, sendo vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT).

As autoras apresentam com uma linguagem clara e informativa, um panorama geral dos aspectos pedagógicos, legais e técnicos da Educação a Distância (EAD) objetivando oferecer elementos e orientações que auxiliem o cotidiano dos profissionais da área e os demais interessados no assunto.

Iniciam o capítulo I situando o leitor na trajetória histórica da EAD no Brasil destacando as bases legais para essa modalidade de ensino, a implantação da Secretaria de Educação a Distância e a criação da Universidade Aberta (UAB).

Chamo a atenção para o capítulo II, que embora seja o mais extenso da obra, aborda questões pedagógicas muito importantes para o sucesso da EAD como: interação e interatividade, mostrando um quadro interessante sobre os tipos de interatividade; concepções que orientam o ensinar e aprender em sala de aula; o currículo em rede e suas características; as mudanças no papel do professor e a construção da autonomia do aluno; a avaliação na EAD e por fim a Teoria da Distância Transacional de Michael Moore.

No capítulo III as autoras descrevem as principais tecnologias e mídias que dão suporte à EAD como o meio impresso, áudio e vídeo, rádio e televisão, teleconferência, conferência web e o computador com a interface www. Para quem está começando na área, este capítulo oferece uma visão rápida do que significam cada uma dessas tecnologias ou mídias, mas ao mesmo tempo, traz alguns termos técnicos que podem confundir. Em contrapartida, quando trata das ferramentas de comunicação viabilizadas pela interface web enfoca as mais utilizadas atualmente como Blogs, Orkut, Facebook e Twitter, facilitando o entendimento quanto a esses recursos comunicacionais do meio virtual.

Por fim apresentam considerações reafirmando alguns pontos e questionando outros que levam o leitor a refletir um pouco mais sobre o contexto das novas práticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com