TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Livro A Estratégia Do Oceano Azul

Artigo: Resenha Livro A Estratégia Do Oceano Azul. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  2.328 Visualizações

Página 1 de 3

“ Resenha Crítica ”

Nesse livro classificam-se os mercados como “oceano vermelho e oceano Azul”. O primeiro é chamado de oceano vermelho por representar um mercado de concorrência acirrada e muitas vezes sufocante. Nesses mercados as empresas se baseiam nas concorrentes e nos seus passos para definirem suas estratégias de sobrevivência em águas tão turbulentas e escuras. As organizações que se aventuram a navegar pro tais águas devem cientificar-se de que terão que dar seu sangue na missão árdua de sobreviverem às tormentas que se fazem em ganhar participação de mercado e ainda conseguirem obter lucro.

Já no oceano azul, as empresas se destacam por introduzirem novidades tecnológicas, mais que isso, é a inovação que passeavam pelo imaginário do consumidor. Surge como aquilo que revolucionou o mercado por satisfazer totalmente o que o mercado demandara, tem utilidade diária, traz status, é de fácil manuseio e acima de tudo tem preço competitivo.

No primeiro as batalhas são travadas para se obter maior parcela do mercado e tentarem lucrar. Nesse oceano conhecer a concorrência e saber lidar com suas ações, sempre ter em manga uma cartada para rebater os efeitos de suas estratégias é vital.

No segundo, trazer inovações realmente aplicáveis a mercado, que sejam valorizadas, ou que invertem os valores pré-existentes e assumam o papel de bem desejado por todos é forma de criar ambiente de águas calmas e límpidas. Nesse mercado ganha-se vantagem competitiva e salta-se vertiginosamente, e suas buscas é ter máximo valor para si mesmo e principalmente para seus clientes. A Apple quando criou seu oceano azul com a introdução do iPod no mercado, ela aproveitou-se da necessidade de um público consumidor em baixar e armazenar a maior quantidade de músicas possível. Seu produto traz aos consumidores a sensação de poder tudo, de estar no auge por ter um iPod, que baixa e armazena grandes quantidades de músicas, tem jogos e interatividade, é de fácil manuseio e permite estabelecer conversas com mais variado público, por sua versatilidade e aceitação em todas as camadas da população.

Um ponto a ser criticado quando se tenta criar oceanos azuis é de que somente a tecnologia não diz nada. É necessário que ela seja aceita e que seja desejada pelo cliente, mais ainda que ela tenha o poder de satisfazer a necessidade que aquele cliente tem. Só sobreviverá se for de fácil uso, que se dispensem os grandes manuais de instruções.

O produto para ser sustentável ele tem que criar um caminho firme. Ancorado em consistência de inovações, que dificilmente seja equiparado a outros produtos e que tenha máxima aceitação. Além do mais o produto tem que ter acessibilidade de preço, de tal forma que não venha a assustar o consumidor e frustrar a demanda existente. Sob risco de ver seu oceano azul ficar rubro com a entrada de outros concorrentes que tem produtos até muitas vezes inferiores mais que com preços mais tentadores aos clientes,

Estabelecer uma política de redução de custos é uma boa ação na tentativa de aumentar lucros e garantir preços aceitáveis ao desejo do consumidor. Um oceano azul pode ser criado com a participação de todos da empresa, conjugando as necessidades dos clientes com a vontade de se tornar referência em um mercado cada vez mais exigente, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com