TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sistema De Informação

Casos: Resenha Sistema De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do livro:

SISTEMAS de INFORMAÇÃO

Luís Manuel Borges Gouveia

Apontamentos de S.I. utilizados para leccionar entre l993 e l996

Resenha por: Édes Correia, Lucilene, Edilane, elizangela, Francisco, sidval, Adilson, jhonatahan.

A obra, Sistemas de Informação, de Luis Manuel Borges Gouveia, é um aprofundamento e ampliação das reflexões iniciadas por ele. Analisa:

1. As organizações e a necessidade de sistemas de informação

2. Conceitos de informação e dados

3. Características de sistemas de informação

O objetivo é compreender quais as relações entre computadores, dados, processamento de dados, sistemas de informação e organizações.

O autor afirma que a informação tem de possuir um conjunto de características que garantam a sua qualidade. Precisa, concisa, simples e oportuna.

Com níveis de responsabilidade definidos em: Estratégico, tático e operacional.

O mesmo define SISTEMAS como um conjunto de componentes que interagem para alcançar um objetivo comum. com cinco características principais: objetivo, componentes, estrutura, comportamento e ciclo vital.

O autor saliente no encerramento do capitulo I que: além das qualidades necessárias (precisa, concisa, simples e oportuna), a informação tem de ser obtida mediante um custo razoável. Igualmente, o S.I. deve assegurar a segurança e futura disponibilidade da informação.

Componentes: dados, sistema de processamento de dados e canais de comunicação. Os dados constituem a entrada (input) do sistema e são compostos pelas ocorrências e movimentações detectadas no sistema.

Conceitos de informação e dados:

O autor define dados como: fatos que descrevem os objetos de informação, e que os dados referem-se a mais de um fato. Um determinado fato é referido como item.

Informação> constituída por um conjunto de dados com características específicas, isto é, trata-se de um conjunto de dados significativos e relevantes para a componente ou sistema a quem se destinam.

Com o objetivo de trazer maior clareza o autor ainda dá uma ênfase especial definindo as características de sistemas de informação, enfocando sistemas de informação nas empresas; análise e projeto de sistemas de informação e ciclo de desenvolvimento de um sistema de informação.

Entre seus principais objetivos ele destaca o fato de compreender o papel dos computadores como auxiliares de operação de um sistema de informação, e que ele é responsável pelo fluxo de dados; um sistema existe com o propósito de alcançar os objetivos a que se propõe. No sentido de alcançar esses objetivos, o sistema interage com o ambiente envolvente, os sistemas que interagindo com o meio envolvente recebem e produzem dados são designados por sistemas abertos.

Um sistema que não interaja com o exterior é designado por sistema fechado. Enfocando que os sistemas que o autor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com