TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sistemas Estruturais

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA – UNICEUB

Arquitetura e Urbanismo – Sistemas estruturais III

Aluna:  Ariane da Silva Amador   RA: 21496543

RESENHA 1

Castro Junior, Francisco Afonso de. Além de L sobre 10: diretrizes para o lançamento estrutural arquitetônico, Brasilia, 2014.

O presente texto tem por objetivo reforçar o caráter complementar do ensino e da prática das profissões de arquitetura e engenharia ressaltando a problemática do descaso do ensino e das grades curriculares no Brasil.

A arquitetura e engenharia eram estritamente associadas na maior parte do tempo. Principalmente na Renascença, em que profissionais generalistas dominavam saberes da arte, da arquitetura e da engenharia, dentre outros. O processo de separação, inicia-se com o advento da revolução industrial e a consolidação do método como modelo da produção científica, fase em que o engenheiro obteve importante papel no desenvolvimento das novas tecnologias mecânicas e construtivas. Já os arquitetos tiveram papel de destaque no início do século XX até a década de 70, pela urgente necessidade de reconstrução das sociedades com o modernismo. Essa pequena parte da história mostra que com o passar do tempo essas duas profissões assumiam papéis e características diferentes de acordo com o período. Isso tornou necessária a regulamentação de cada profissão assegurando a hierarquia do arquiteto como projetista e da importância do ensino através das faculdades e universidades.

Mas o capitalismo e a competitividade do mercado afeta diretamente o meio acadêmico e as grades curriculares das faculdades transformando a relação harmoniosa entre arquitetos e engenheiros em relacionamentos baseados predominantemente em interesses financeiros. Esse novo momento tem necessitado de mão de obra especializada cada vez mais, deixando de lado a multidisciplinaridade.  Nos cursos de arquitetura pelo Brasil isso afeta principalmente a oferta de disciplinas de cálculo estrutural e outras disciplinas pertencentes ao curso de Engenharia Civil deflagrando a qualidade do ensino.

No entanto uma vez que a arquitetura e a estrutura nascem juntas algumas instituições têm investido na oferta de ensino da junção dessas duas áreas, mostrando que elas são indissociáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com