TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Agricultura Familiar

Trabalho Escolar: Resenha Sobre Agricultura Familiar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2015  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  1.546 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Mato Grosso

Faculdade de Nutrição

Ciência e Tecnologia de Alimentos

 Ministério do desenvolvimento agrário - Nelson Luiz Borges  Desenvolvimento de tecnologia Social - Palestrante Nicolau Priante Filho coordenador da Cooperativa Coorimbatá  Escritório de Inovação tecnológica (EIT) - Palestrante Antônio Carlos Trita  Lacticínio da Coopergrande - Palestrante integrado da empresa

 Cooperativa dos pescadores e Artesões de Pai André e Bonsucesso- Palestrante Lena Cientista de alimentos

 Movimento empresa júnior (MEJ) - Palestrantes alunos de Economia UFMT

AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DE MATO GROSSO

 Interação dos assuntos abordados no IV SEDIAL com a disciplina métodos de conservação de alimentos.

Os temas abordados no IV SEDIAL foram de total despertar de interesse, onde a maioria de graduados e graduandos não havia curiosidade e nem mesmo conhecimento. Durante as apresentações os alunos presente puderam ter mais conhecimento sobre agricultura Familiar, o papel do EIT na graduação e sobre as cooperativas existentes no estado de Mato Grosso.

Apresentando a agricultura no Brasil, pode-se ver que o Mato Grosso apresenta um grande número de agricultores familiares, mas com pouca demanda de experiência. Várias famílias assentadas que plantam, mas que ainda não conseguiram vender sua safra; Por inexperiência de mercado e que não consegue seguir as normas mínimas da vigilância sanitária. Tendo números de 140 mil famílias sendo 50 mil destes médio e grande produtor agrícola. Tendo destaque 15 consórcios 1 deles é da baixada cuiabana, sendo o Vale do rio com 18 mil famílias envolvidas na agricultura familiar.

Essas famílias veem buscando melhorias tanto no mercado, quanto vida social. Mas há falta em assistência técnica para essas famílias, que possibilita garantir essas melhorias e também garantir a renda. No Mato Grosso o destaque de plantação é a mandioca tendo uma grande porcentagem na escala produtiva, indicando que os brasileiros começaram a utilizar alimentos melhores e de fácil acesso.

As cooperativas sem a assistência técnica tem dificuldades em ampliar contrato para mulheres rurais e para a juventude. Oferecendo o interesse e acesso com a terra. Tendo um grande desafio de garantir a permanência na terra para os produtores. Mas possibilitando mais acesso ao crédito. A INTECSOL atua articulado com a universidade como uma incubadora, sendo incubada também a coorimbatá. A EIT oferece possibilidades de ajuda na inovação de alimentos e desenvolvimento de novos produtos para graduandos de alimentos. Agricultura familiar sendo reconhecida em 2013 é a Lacticínio de coopergrande que oferece ao estado alimentos lácteos fabricado na região por produtores agrícolas. Utilizam métodos de conservação, se preocupando com o consumidor. MJR que possibilita que o aluno faça e retribua para as pessoas de fora o que se aprende em aulas teóricas, podendo colocar em prática.

Podemos concluir que com o vínculo dessas pessoas e órgãos existentes para apoiar a agricultura familiar terão grandes sucessos. Tantos nos alimentos, quanto no benefício e renda. Melhorando a vida de cada membro da cooperativa ou da família agricultora. Podendo visar também que o cientista de alimentos pode fazer parte dessa corporação, oferecendo a experiência contida na graduação, tanto conservacionista, microbiológicos, bioquímicos entre outros. Que fará uma grande diferença nessa área de mercado. Que esta crescendo cada dia mais, e oferecendo vários empregos. E possibilitando alimentos frescos e in natura de fácil acesso ao consumidor e o mais importante de qualidade e seguro.

Aluna: Luana Magalhães

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »