TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha The True Cost

Por:   •  25/3/2021  •  Resenha  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

The True Cost – Resenha

Larissa Portugal Vasovicz Adad

        O documentário The True Cost, dirigido por Andrew Morgan e produzido por Michael Ross, trata sobre uma breve história da influência da moda, da roupa usada por toda uma população, e o impacto de todas as partes envolvidas, sejam elas consumidores ou os fabricadores, no mundo. A obra tem o poder de mostrar os reflexos que o consumismo tem na ponta mais baixa da cadeia produtiva da indústria da moda, ou seja, onde a mão de obra é mais barata, fato que consequentemente faz com que os preços dos produtos sejam mais baixos. Assim sendo, este documentário possibilita aos seus espectadores a realizarem profundos questionamentos sobre questões sociais, morais, éticas e inclusive ambientais.

        Alguns desses questionamentos são mostrados ao decorrer do longa-metragem, como por exemplo: “Onde e quem produz suas roupas?; Sob que condições elas são produzidas?; Como e de onde vem todo o algodão necessário para produzi-las?; Como pagamos cada vez mais barato em roupas?”. Portanto, é evidente que a resposta para essas perguntas não será de teor positivo. Além disso, algumas situações reais são apresentadas como análise e comprovação de tais questionamentos terem que existir, como por exemplo a queda de um edifício no centro de Daca, onde eram realizadas a confecção que forneciam peças de roupas para redes mundiais de varejo, e o qual foi a causa da morte de 1129 pessoas.

        Ao decorrer do documentário, fica evidente que a indústria da moda está atrelada a diversas estratégias de operações, porém, na maioria das vezes, nem todas seguindo estas da maneira mais eficiente e sustentável. Por exemplo, para obter um bom desempenho em suas operações, essa indústria valoriza a alta produção, ou seja, uma estratégia de capacidade que faça com que toda a demanda e seus fornecedores possa ser atingida,  além disso, o baixo custo de produção e venda é outro fator que interfere nesse processo, e para satisfazer esse desempenho a mão-de-obra barata é uma de suas principais estratégias.

        Assim sendo, apesar de sua rede de suprimentos funcionar de maneira sucinta inúmeros problemas são apresentados ao decorrer da produção, como exemplo, pode-se citar a dificuldade de mobilização dos trabalhadores, visto que o desempenho mais valorizado é o baixo custo, uma consequência gerada pela ameaça que os fornecedores tem que lidar pela alta concorrência. Outro exemplo negativo nessa cadeia citado ao longo do The True Cost Value é a insustentabilidade inclusa na produção do algodão que é fornecido para as industrias têxteis, fator que pode desde afetar a saúde dos agricultores devido ao uso intensivo de agrotóxicos, até a poluição e contaminação do solo e da água por essa produção em larga escala.

        Analisando e interpretando todos esses e outros fatores do longa-metragem, pode-se concluir que são necessárias iniciativas de estratégias de melhoria, maior desenvolvimento e organização dos produtos e serviços, um alinhamento sustentável e medições de desempenho. Resumidamente, está evidente a necessidade da aplicação de uma auditoria de operações sustentáveis dentro das indústrias têxteis. As relações econômicas, sociais e ambientais são complexas e sistêmicas, e devem ser articuladas da melhor maneira possível para que funcionem com eficiência no sistema atual em que vivemos. Iniciativas de economia solidária, plantio orgânico, respeito aos direitos humanos, segurança, confiabilidade, qualidade e entre inúmeras outras responsabilidades são o conjunto essencial para que novas reflexões e ideias para que essa operação esteja em harmonia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com