TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - The Moral Basis of Society

Por:   •  2/6/2019  •  Resenha  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA DE THE MORAL BASIS OF A SOCIETY

No primeiro capítulo de "The Moral Basis of a backward Society" de Edward C, Banfield, o autor traz um panorama geral sobre a sociedade da comuna de Montegranaro na Itália. O relato é sobre uma Itália durante os anos 50, após a Segunda Guerra Mundial, onde mostra de maneira clara a defasagem em diversos aspectos sociais: educação, saúde, eficácia do funcionamento público, distribuição de renda e etc.

Banfield começa o capítulo então narrando que a comuna de Montegranaro é essencialmente pequena, cercada por montanhas que são habitadas por fazendeiros, e os moradores da comuna são agricultores ou trabalhadores.

Prosseguindo sua narração sobre a comuna, o mesmo salienta algumas particularidades da mesma: Montegranaro não possui jornal, os avisos oficiais são divulgados em uma loja que é monopólio do governo. Também não possui nenhum tipo de clube, associação ou agremiação. Não existe nenhum tipo de voluntariarismo, ou assistência social na comuna, nem por parte da Igreja. Na verdade, Banfield deixa claro, que nem no aspecto religioso a Igreja possui alguma influência na sociedade de Montegranaro.

Outro fato interessante que o autor também aponta sobre Montegranaro, é que algumas coisas "não funcionam muito bem" por lá, como por exemplo as estradas precárias que ligam a comuna a outras cidades próximas, o único orfanato que se encontra em condições estruturais deploráveis, onde chega até a falta comida para as crianças, a burocracia pública que é altamente dependente da província de Potenza, as condições lastimáveis das escolas da região e a qualidade do ensino. Mas mesmo que os moradores sintam e se queixem desses problemas, Banfield aponto que nada é feito para mudar a situação, que no máximo um ou outro enviam uma carta aos representantes, mas pouco provável que a mesma será sequer lida.

Ele então aponta para dois fatos interessantes, onde, ao perguntar um morador sobre se ele considera que alguém da cidade tenha "espírito público", o mesmo deu-lhe uma resposta onde apontava a falta de coletividade da comunidade, bem como a falta de interesse em "lutar" por um bem maior e quando este é feito, colocando interesses pessoais acima dos públicos.

O segundo fato interessante, é a respeito da vida pública de Montegranaro. Essa pequena comuna possui três partidos políticos, cada qual com sua ideologia e representantes (esquerda, centro e direita), porém os cidadãos de lá pouco se importam com questões políticas, votam, porém acreditam que "todo político é igual" e só possui interesse em questões próprias e não as coletivas.

Assim, é interessante fazer alguns apontamentos acerca da comunidade de Montegranaro: a extrema pobreza é a primeira coisa que salta aos olhos, seguida pelo isolamento da comunidade perante as outras comunas da região, da economia marcada pela agricultura familiar e pela escassez de recursos.

De fato se nota que em Montegranaro as condutas dos indivíduos são coordenadas a fins de se adquirir ganhos financeiros para si ou seu núcleo familiar, onde que só se participam de assuntos públicos se puder ganhar vantagem para si. Observa-se também que não existe nenhum tipo de organização ou associação na comuna,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com