TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

The True Cost - Documentário

Por:   •  27/8/2018  •  Ensaio  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

The True Cost - Documentario

O documentário sobre True Cost trata-se de uma história que fala de roupas. É sobre as roupas que vestimos, as pessoas que as fazem e o impacto que a indústria está tendo em nosso mundo. O preço das roupas tem diminuído há décadas, enquanto os custos humanos e ambientais cresceram dramaticamente. The True Cost é um documentário evoluído que ressalta a história não contada e nos pede para considerar a seguinte dúvida: quem realmente paga o preço de nossas roupas? The True Cost é um projeto que nos convida a uma jornada de abrir os olhos em todo o mundo e na vida de muitas pessoas e lugares por trás de nossas roupas.

Há quinze dias completaram-se 2 anos do desabamento do Raza Plaza em Dhaka, Bangladesh. Tratava-se de uma fábrica, que terceirizava serviços de costura para grandes marcas de roupas. O documentário The true cost mostra a indústria da moda chamada de fast fashion, que traduzido para o português é moda rápida. A narrativa que o diretor do documentário, Andrew Morgan faz de toda a ação do processo e de todo o caminho da mercadoria dentro do circuito produtivo às roupas já prontas. Os dados são tão impressionantes que faz o que está assistindo, mesmo o que já tenha à noção de como é o processo do sistema, ainda faz com que ele fique impressionado.

Essa tragédia que aconteceu em Bangladesh não foi o único consequente a condições dos locais de trabalho, que estavam cobertos de rachaduras. Outras fábricas também registraram acidentes graves como, por exemplo, grandes incêndios.Uma das trabalhadoras entrevistadas no documentário disse já ter recebido numa fábrica em Bangladesh $10 por mês! São situações vinculadas em diversas áreas de produção e, ao longo dos anos de manutenção capitalista, vem evoluindo para outros setores como, por exemplo, o de serviços.

O documentário também aborda algumas iniciativas positivas que procuram combater esta realidade preocupante. A Patagônia, da Califórnia, é uma marca de roupas para esportes que procura usar políticas de sustentabilidade e elabora produtos feitos para longa duração, isso faz com que enfatizamos como somos responsáveis por cada peça que possuímos até mesmo depois de jogá-las fora, pois nós as escolhemos, e elas só foram produzidas porque pessoas como nós que possivelmente as comprariam.

Tudo isso ainda é mesclado com algumas entrevistas realizadas com grandes especialistas e personalidades do meio. Stella McCartney, e algumas outras marcas que inovam na tentativa de fugir dos problemas da fast fashion, acrescentam experiência na discussão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com