TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do doc. Super Size me

Por:   •  16/9/2015  •  Resenha  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 4

        Resenha – Super Size Me

        

        O documentário independente “Super Size Man – A Dieta do Palhaço” de 2004 apresenta em um pouco mais de uma hora e meia, um problema que tornou-se significativamente crescente nos Estados Unidos - o sobrepeso e obesidade de sua população. De maneira experimental, mostra os danos decorrentes de uma alimentação rica em açucares e gorduras e da falta de atividades físicas regulares, seguindo uma rotina próxima do que seria a da maioria dos cidadãos americanos. Poe também em questionamento, como principais alvos, o aumento de peso da em razão das lanchonetes e onde é o ponto de término da responsabilidade pessoal e de inicio a responsabilidade empresarial.

        Protagonizado, dirigido e roteirizado por Morgan Spurlock que, com acompanhamento de uma equipe de médicos composta por um cardiologista, uma gastroenterologista e um clinico geral, se dispõe a passar trinta dias alimentando-se apenas com produtos vendidos pelo Mc Donalds, incluindo a água. Seguindo também outras regras, tais como: comprar produtos do tamanho “gigante” apenas quando lhe for oferecido, experimentar pelo menos uma vez cada item do cardápio, compor a dieta com no mínimo três refeições diárias e limitar-se em cinco mil passos diários de atividade física.

        Como ênfase no questionamento da real responsabilidade das empresas alimentícias, é apontado como o exemplo o processo de duas adolescentes contra o  Mc Donalds culpando-os de suas obesidades onde os advogados do Mc Donalds dizem ser incoerente o processo, por ser de conhecimento os perigos. Contudo, o juiz decide que se o advogado das garotas conseguisse provar que o Mc Donalds deseja que as pessoas comam sua comida em todos as refeições, todos os dias eles assim poderiam prestar queixa.

        Segundo o entrevistado John F. Banzhaf – professor na Universidade George Washington e liderante da luta contra empresas alimentícias, levanta como motivo a alta publicidade focada nas crianças, com parquinhos dentro das lanchonetes, Mc Lanche Feliz que vem acompanhado de brinquedos e pelo palhaço Ronald Mc Donalds que é personagem de um desenho animado. Com isso, desde muito cedo, essas crianças são seduzidas para esses ambientes tornando-os clientes assíduos desses locais.

          Outro ponto forte do documentário é dado pela comparação e constatação do grande aumento nas porções e pelo fato de que as lanchonetes são treinadas para convencer os clientes a comprar uma porção significativamente maior por poucos centavos a mais no valor, estes assuntos foram abordados pelos entrevistados Dr. David Satcher – médico cirurgião que foi o primeiro a atrair a atenção para a obesidade e declarar uma epidemia nacional, e Lisa Young – professora de nutrição da Universidade de New York. Neal Basnard afirma que esses lanches contém substancias com poder viciante que causam efeito de prazer e felicidade no cérebro fazendo com que as pessoas comam sem parar.

        Dando inicio a chamada “Mc dieta”, Morgan realiza primeiramente uma série de exames clínicos na qual apresenta sua perfeita saúde, sem qualquer índice acima do considerado bom, com o peso normal e níveis baixos de gordura corporal, também apresenta resistência física maior que a média de sua faixa etária. Sob orientação de uma nutricionista, Morgan fará ao decorrer dos dias um registro de seus progressos com a nova dieta e também realizará novos exames apontado possíveis alterações em sua saúde.

        Durante o processo, houve momentos  difíceis para Morgan, no segundo dia já sente-se mal, com náuseas e chega até regurgitar após comer um lanche tamanho gigante. E ao decorrer dos dias, apresenta  aumento no seu peso de dez por cento, começa a sentir uma pressão no peito, reclama por sentir-se deprimido e com cansaço excessivo. Ainda, sua namorada relata que ele mostra menor vigorosidade e dificuldades na ereção durante atividade sexual. Sente constantes dores de cabeça e apresenta índices de vitaminas inferiores ao valor necessário. Além disso, novos exames apontam aumento nos níveis de colesterol, do SGOT  e SGPT, e ácido úrico e possível inflamação no fígado. No vigésimo primeiro dia, Morgan acorda durante a noite com dificuldades na respiração e palpitações no coração e durante uma consulta, o médico aconselha que ele pare com a Mc dieta pois se estes níveis continuarem aumentando, ele corre risco de vida. Sugere até que em caso sentir-se mal novamente, será internado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com