TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - engenharia civil

Por:   •  4/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA DO CAPÍTULO “COMUNICAÇÃO E ENDOMARKETING” DO LIVRO “PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS – PRH: cONCEITOS, FERRAMENTAS E PROCEDIMENTOS” de ana cristina limongi frança

Mayke Dias Sarmento¹; Renan Dias Sarmento¹; Victor Brunoro de Freitas¹

  1. Acadêmicos do curso de Engenharia Civil na Faculdade Brasileira – Multivix Vitória.

Resumo

Afim de abordar sobre o tema comunicação e endomarketing, o livro “Práticas de Recursos Humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos” de Ana Cristina Limongi França traz no capítulo 7 assuntos relacionados a comunicação em geral entre os seres humanos que compõe a sociedade e especificamente nos ambientes de trabalho. No capítulo 7, cita as formas de comunicação, como é feita, como é decodificada e traduzida e como é aplicada nas situações em que são necessárias transmitir alguma informação, frisando como ela influencia no resultado obtido. Menciona ainda nesse capítulo a importância da comunicação em vista de relação de interdependência entre os indivíduos, frisando os padrões que devem ser seguidos com o intuito de se evitar falhar ou dualidade de interpretação na mensagem a ser transmitida.  

Palavras-chave: Comunicação. Interdependência. Sociedade. Interpretação.

Abstract

The End of address on the topic communication and internal marketing, book "Human Resources Practices - HRP: concepts, tools and procedures" of Ana Cristina Limongi France brings in Chapter 7 issues related to communication in general between human beings who make up society and specifically in the workplace. In Chapter 7, cites forms of communication, as it is made, how it is decoded and translated and how it is applied in situations where it is necessary to convey some information, emphasizing how it influences the result. It mentions in this chapter the importance of communication in view of the interdependent relationship among individuals, stressing the standards that must be followed in order to avoid failure or interpretation of duality in the message to be transmitted.

Keywords: Communication. Interdependence. Society. Interpretation.

  1. Introdução

  1. obra

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2009.

  1. CREDENCIAIS DA AUTORIA        

Ana Cristina Limongi França, Psicóloga organizacional, mestre, doutora, professora associada da Universidade de São Paulo, Departamento de Administração da FEA. Ex-líder de área e docente de graduação e pós-graduação. Tem como principais linhas de pesquisa Qualidade de Vida do Trabalho e Aspectos Comportamentais da Produtividade. Publicou dezenas de artigos, livros e participou de mais de uma centena de eventos científicos nacionais e internacionais. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho – na FEA- NEP-GQVT. Tem mais de 30 anos de experiência na área de negócios empresariais e 20 anos de atuação em docência e pesquisa. Participa ativamente das associações relativas às suas áreas de pesquisa. É conselheira e membro- fundador da Associação Brasileira de Qualidade de Vida – ABQV; vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática – ABMP; vice-presidente Associação Paulista de Recursos Humanos - APARH. Recebeu em 2002 o prêmio Ser Humano da ABRH, pela tese de livre-docência: Interfaces da Qualidade de Vida no Trabalho: fatores críticos de gestão para consolidação de uma nova competência.

  1. Conclusão DA AUTORIA

É possível concluir que a comunicação possui papel importantíssimo na sociedade. Existe uma relação de interdependência entre os indivíduos que compõe a sociedade, e a relação que existe entre eles acaba se tornando totalmente dependente da comunicação.

É através da comunicação que os indivíduos transmitem mensagens entre si, sendo de suma importância que ao transmitir mensagens sejam observados os parâmetros para tal, pois assim, as possibilidades de existirem falhas ou duplicidade de interpretação no que tange a mensagem a serem transmitidas ficam consideravelmente menores. Ademais, a comunicação é objeto importantíssimo nos ambientes de trabalho, pois é através dela que se mantém a ordem e a boa convivência.

O endomarketing é responsável por estimular a participação de todos os elementos da organização bem como melhorar as atitudes e o comportamento de todos os empregados e ainda identificar as necessidades e os desejos dos mesmo com o intuito de atrair, desenvolver e reter talentos. Portanto têm-se que a comunicação é instrumento primordial para que se mantenha a boa convivência e se alcance sucesso com relação as relações interpessoais em qualquer ambiente, em especial nos ambientes de trabalho em vista da hierarquia e cooperação que deve existir nos mesmo.

  1. DIGESTO

No que tange a sociedade, existe uma relação de interdependência entre os indivíduos que a compõe. Portanto, necessário se faz estabelecer parâmetros de comunicação nas mensagens enviadas entre eles. Para se evitar uma possível falha de interpretação com relação as mensagens enviadas é preciso observar os parâmetros estabelecidos. Ademais, no que tange ao ambiente de trabalho uma boa comunicação se faz extremamente necessária, pois, uma das principais preocupações do administrador consiste em descobrir novas formas de promover a motivação e a satisfação no ambiente de trabalho, sempre com o intuito de integralizar seus funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com