TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistência à compressão de prismas de bloco de concreto e EPS - ICF

Por:   •  24/6/2019  •  Monografia  •  5.078 Palavras (21 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

LUCIANO DAL SOCHIO

ESTUDO COMPARATIVO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO ENTRE PRISMAS DE BLOCOS DE CONCRETO E EPS - ICF

Sinop/MT

2019


[pic 3]

ESTUDO COMPARATIVO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO ENTRE PRISMAS DE BLOCOS DE CONCRETO E EPS - ICF

        

LUCIANO DAL SOCHIO[1]

KÊNIA ARAÚJO DE LIMA SCARIOT²

RESUMO: O método de alvenaria estrutural Insulated Concrete Forms – ICF é um sistema construtivo que possui diversas vantagens, entre elas, leveza em sua estrutura, rapidez de execução, menor desperdícios de materiais devido sua execução ser de forma mais racional. Entretanto, para se conhecer o funcionamento das alvenarias e seus benefícios, se faz imprescindível o conhecimento das características de seus componentes. O presente trabalho teve por objetivo determinar por meio de ensaios, a resistência à compressão de prismas de blocos de Poliestireno Expandido – EPS em relação aos blocos de concreto, e analisar os resultados obtidos, além de pontuar as vantagens e desvantagens de ambos para as técnicas. A pesquisa fundamenta-se na modelagem dos corpos de prova seguindo o formato de prisma sendo rompidos aos 28 dias, conforme recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (2011). Na análise dos resultados os prismas de bloco de EPS apresentaram resistência à compressão média 81% superior aos prismas de bloco de concreto estrutural. O estudo contribuiupara acadêmicos e a profissionais atuantes na área de engenharia, através do fornecimento de dados e informações técnicas dos métodos construtivos analisados.

Palavras-chaves:Alvenaria estrutural; Poliestireno expandido; Sistema construtivo.

COMPARATIVE STUDY OF RESISTANCE TO COMPRESSION BETWEEN PRISMS OF CONCRETE BLOCKS AND EPS - ICF

ABSTRACT: The structuralmasonrymethodInsulated Concrete Forms - ICF is a constructive system that hasseveraladvantages, amongthem, lightness in its structure, speed of execution, lesswaste of materialsdueto its executionbeing in a more rationalway. However, toknow the functioning of the masonry and its benefits, it is essentialtoknow the characteristics of its components. The aim of the presentworkwasto determine the compressivestrength of expandedpolystyreneblockprisms - EPS in relationto the concrete blocksbyanalyzing the resultsobtained, as well as toevaluate the advantages and disadvantages of bothblocks . The research is basedon the modeling of the testspecimensfollowing the prismformatbeingbrokenat 28 days, accordingtorecommendations of the BrazilianAssociation of Technical Standards - ABNT (2011). In the analysis of the results the EPS blockprismsshowedanaveragecompressivestrength of 81% higherthan the structural concrete blockprisms. The studycontributedtoacademics and professionalsworking in the field of engineering, through the provision of data and technicalinformation of the constructivemethodsanalyzed.

Keys-words:CompressiveStrength; EPS block; StructuralBricklaying.

1. INTRODUÇÃO

Com o progresso do cenário da construção civil no país, surgem amplas mudanças na prática de execução e nos métodos construtivos utilizados. Diante dessas mudanças, o surgimento de novos sistemas construtivos busca seguir medidas ecologicamente corretas por meio da racionalização de materiais, redução de resíduos sólidos, bem como sua correta destinação final, promovendo uma conscientização ambiental.

Os novos métodos construtivos vêm evoluindo suas técnicas de execução, com o propósito de racionalizar os desperdícios de materiais e mão de obra, o que, automaticamente, racionaliza seus custos e seu tempo de execução sem deixar a desejar na qualidade final dos projetos aos clientes (FERREIRA; JUNIOR, 2010).

Segundo Tessari (2006) a construção civil é uma das responsáveis pela maior geração de resíduos no meio urbano, consequentemente, gerando impactos no meio ambiente no momento de descartar seus resíduos. Porém, muitos engenheiros e construtores da área buscam técnicas construtivas mais sustentáveis por meio da utilização de materiais recicláveis, no intuito de alcançar bons resultados no âmbito econômico, social e ambiental. O EPS surge no mercado com a promessa de um ótimo desempenho térmico e acústico, proporcionando melhor qualidade nas edificações e sendo eco sustentável.

Pastro (2007) afirma que, com o aumento de materiais e bens consumidos nos últimos anos, elevou-se as preocupações ecológicas relacionadas ao descarte e reciclagem dos mesmos. Os métodos construtivos de alvenaria estrutural apresentam propostas de construção mais rápida, econômica e racional. Segundo o autor, racionalizar, é racionalizar para manipular ou executar algo. Uma obra racional baseia-se em projetar, analisar e executar com moderação, funcionalidade e qualidade.

Neste âmbito, torna-se eminente a necessidade de estudos que proporcionem a base para a possível utilização de blocos de EPS nos sistemas de alvenaria estrutural nas construções com intuito de avaliar seu desempenho na construção civil.

Deste modo, a presente pesquisa objetivou avaliar o comportamento da resistência à compressão de prismas de blocos de EPS, em comparativo a blocos estruturais de concreto, para a utilização em edificações de alvenaria resistente. Diante disso, foi realizadauma avaliação da eficiência dos prismas em EPS e bloco de concreto comparando a resistência à compressão simples dos prismas nos dois sistemas,e a verificação se tais ensaios são satisfatórios de acordo com estipulado em norma ABNT NBR 15961, além de analisar um comparativo de custos dos dois sistemas.

2.REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Alvenaria estrutural

Alvenaria estrutural como seu próprio nome pressupõe, é um processo construtivo no qual a alvenaria é o membro que desempenha a função estrutural, este método construtivo é projetado, dimensionado e executado de maneira racional (CAMACHO, 2006).

No método construtivo em alvenaria estrutural as paredes são responsáveis por resistirem além do peso próprio, a ações de outros elementos da edificação como, por exemplo, cargas da cobertura, laje, revestimento, entre outras cargas atuantes, até mesmo aquelas provenientes do meio externo como, por exemplo, a ação dos ventos. Desta maneira, pode-se constatar que este método proporciona a substituição do uso de vigas e pilares na execução de casas e edifícios (GUILHERME, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (561 Kb)   docx (392.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com