TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DE BLOCOS DE CONCRETO COM FUNÇÃO ESTRUTURAL

Por:   •  18/7/2020  •  Projeto de pesquisa  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA: ALVENARIA ESTRUTURAL

ANÁLISE DE BLOCOS DE CONCRETO COM FUNÇÃO ESTRUTURAL

1 INTRODUÇÃO

A utilização de blocos vasados de concreto tem sido muito estudada e inovada na engenharia civil devido o constante crescimento populacional, como por exemplo, os ensaios comprobatórios de qualidade. É de extrema importância que a técnica abordada neste trabalho passe por todos os processos e análises de qualidade e segurança.

O baixo custo de execução gerado com a redução de mão de obra e matéria prima em relação ao sistema de concreto armado tem acarretado no aumento do uso da técnica. Mas, para isso, a utilização deste material deve seguir os critérios das Normas NBR 12118:2013 e NBR 8215, como por exemplo, a utilização de blocos de resistência conhecida de acordo com o projeto.

Mas a substituição de pilares e vigas por blocos estruturais de concreto nas edificações de pequeno e grande porte é confiável?

O objetivo deste trabalho foi verificar se a técnica de alvenaria estrutural com blocos de concreto atende os requisitos dos projetos.

Foram estudados os procedimentos de verificação dimensional e de absorção de água conforme a NBR 12118:2013 e comparados os dados da literatura nacional de verificação da resistência à compressão axial dos blocos e prismas conforme NBR 8215/1983.

O tema de pesquisa escolhido foi contemplado na revisão de literatura e usado como auxílio para execução a utilização de revistas, sites de busca, portarias, livros especializados, artigos e leis nos quais serão de suma importância para alcançar o objetivo desejado, sendo as publicações utilizadas publicadas no período de “1983” até “2017”. Os descritores selecionados para este trabalho serão: bloco de concreto; compressão axial; alvenaria estrutural.

2 Objetivo

O objetivo foi analisar, de maneira totalmente simplificada, algumas características dos blocos de concreto para alvenaria produzidos no município de Jundiai, e avaliar, de modo geral, a sua qualidade. Essa avaliação foi estabelecida através da realização dos seguintes testes básicos: medidas, densidade, arestas e textura, coloração, absorção e som. Onde a análise da qualidade do material pode ser realizada por qualquer indivíduo, desde os fabricantes, até os vendedores e usuários dos blocos de concreto. Porém, vale ressaltar que esses testes não garantem total avaliação acerca das prescrições impostas pelas normas brasileiras vigentes sobre blocos de concreto para utilização em alvenaria, sendo, principalmente, apenas um meio de familiarizar as pessoas com as características mais relevantes a serem consideradas no momento da compra e/ou da utilização dos blocos de concreto.

3- Metodologia

A avaliação da qualidade dos blocos de concreto para alvenaria foi estabelecida através da realização de testes básicos executados em amostras de quatro empresas produtoras de blocos do município de Presidente Prudente. Desta forma, as seguintes etapas foram necessárias:

• 1ª etapa: contato e posterior obtenção das amostras de blocos de concreto para alvenaria em empresas produtoras do Município de Jundiai, onde foram utilizados quatro blocos de concreto por empresa fornecedora das peças;

• 2ª etapa: proposta e esclarecimento dos testes realizados, enfatizando o seu caráter básico e a facilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com