TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resoponsabilidade social do engenheiro

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 8

RESPONSABILIDADE SOCIAL DO ENGENHEIRO

INTRODUÇÃO

 A Responsabilidade Social é um tema recente no mundo, e ainda mais no Brasil. Não há um conceito exclusivo aceito como definição do que é Responsabilidade Social. A responsabilidade social do engenheiro é um compromisso com a sociedade e com a humanidade em geral. A engenharia é a ciência e a profissão que deve observar conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos para aplicá-los ao mundo em que vivemos, a fim de suprir nossas necessidades e favorecer o nosso desenvolvimento. O engenheiro deve visar e elaborar projetos, em todos os locais de trabalho, levando à sociedade e/ou organização o seu potencial de conhecimento do ponto de vista de agregar emprego, agregar natureza, agregar mobilidade, agregar transporte, agregar educação e demais situações. Assim, torna-se necessário que o engenheiro conheça as consequências dos efeitos resultantes de uma determinada atividade que podem ou não podem ser percebidos de imediato.

CONCEITUAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Responsabilidade Social é a forma de gestão integrada, ética e transparente dos negócios e atividades e das suas relações com todas as partes interessadas (funcionários, sociedade, governo, fornecedores, meio ambiente, consumidores, comunidade), promovendo os direitos humanos e a cidadania, respeitando a diversidade humana e cultural, não permitindo a discriminação, o trabalho degradante, o trabalho infantil escravo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a redução da desigualdade social.

A origem da Responsabilidade Social está diretamente associada a um processo consolidado mundialmente em tempos anteriores e que inseriu na cultura mundial conceitos de mudanças: o Desenvolvimento Sustentável.

Mas, o que a engenharia e/ou engenheiro tem a ver com a questão da Responsabilidade Social¿

Para facilitar o entendimento sobre a questão Responsabilidade Social do engenheiro, buscamos antes de tudo, conhecer e observar o código de ética profissional do engenheiro estabelecido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia através da Resolução CONFEA nº 1002/2002 e, como destaque nesta resolução, citamos:

Artigo 6º O objetivo das profissões e a ação dos profissionais volta-se para o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, nas gerações atual e futura.

Importante também destacar que, o campo de engenharia se distingue em vários ramos como por exemplo: aeronáutica, aeroespacial, agrícola, agronômica, ambiental, cartográfica, civil, da computação, de alimentos, de materiais, de minas, de pesca, de petróleo, de produção, elétrica, eletrônica, física, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, naval, química, sanitária e têxtil. Seja qual for a sua área de atuação o engenheiro deve atuar com responsabilidade social. Segundo a legislação brasileira (Resolução 11/2002, da Câmara de Educação Superior) a formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

• aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais em engenharia;

• projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

• conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

• planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;

• identificar, formular e resolver problemas de engenharia;

• desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

• supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;

• avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;

• comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

• atuar em equipes multidisciplinares;

• compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;

• avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;

• avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;

• assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Geralmente o engenheiro está associado a uma organização ao qual pertence ou presta serviço, nesse aspecto, é fundamental para o engenheiro desenvolver competências científica e tecnológica com gestão ética, procurando harmonizá-las em função de suas habilidades técnica, humana e conceitual.

                                                  [pic 1]

. Habilidade conceitual: que está diretamente associada à coordenação e integração de todas as atitudes e interesses da organização a qual pertence ou presta serviço;

. Habilidade técnica: a de executar sua habilidade específica;

. Habilidade humana: a de desenvolver o relacionamento humano pró ativo.    

Bem como, deve se atentar a alguns princípios, assim, vamos observar a pirâmide do engenheiro socialmente responsável

                                           [pic 2]

. Econômica: a sociedade espera que o profissional receba o que é justo.

. Técnica: a sociedade espera que o profissional seja capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas.

. Legal: a sociedade espera que as atividades desse profissional produzam serviços (processos e/ou produtos) que tenham padrões de segurança e obedeçam as leis, normas e demais estabelecidas.

. Ética: a sociedade espera que as tomadas de decisões por parte desse profissional seja resultado da análise e reflexão, honrando o direito dos outros.

.  Social: a sociedade espera que esse profissional, enquanto dotado de decisão estratégica na empresa, faça-o contribuir com recursos para a comunidade, visando a melhoria da qualidade de vida.

Um dos valores crescentes, na atualidade, é uma visão social mais ampla e séria. Espera-se isto principalmente daqueles que estão em cargos de liderança, comumente ocupados por engenheiros (e, também, outras categorias). A sociedade está cobrando das empresas e de seus dirigentes uma postura socialmente responsável. Esta cobrança social faz com que as empresas busquem cada vez mais funcionários que tenham uma postura ética e que tenham conhecimento (e prática) em sustentabilidade e em gestão (e conduta) baseada na Responsabilidade Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com