TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas construção de edifícios

Por:   •  16/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.671 Palavras (11 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 11

Nome: Luciano da silva

Rodrigo Pietropaolo                

Amaurino Lopes Sabóia          

Khishnamarti Oliveira Silva    

Valquíria Briz                          

Otavio Salatti                            

Valdemar Alves Moreira          

William Ribeiro Gonzaga:      

Guilherme Domingues              

Leandro da rocha                      

E 1

1. Por que antes do inicio dos serviços preliminares de construção, deve-se realizar a vistoria no local da obra e nas vizinhanças? Para este caso especifico, proponha um roteiro de como você realizaria esta visita, destacando os principais pontos que deverão ser observados. Como propõe que seja feito o registro?

 A vistoria é importante para avaliar o tipo de construção se é viável naquele local, os canteiros de obra e o tipo de serviço a ser executado a vistoria seria feita observando as estruturas das casa ao redor rachaduras ou rupturas  nas paredes estado das  pinturas seria feita cômodo a cômodo com fotos e relatório e se possível registrado em cartório

Seria necessário o esgotamento do lençol freático por meio de drenagem hidráulica

2. Se haverá demolição, há a necessidade de retirada de resíduo e hoje existe uma resolução do conama que dispõe sobre a gestão dos resíduos da construção. Discuta as implicações desta resolução para as empresas construtoras.

 

Terá que ser calculado a quantidade de entulho gerado pela construção a classificação dos mesmos e o destino final sendo uma boa parte utilizada na obra

3. Que problemas a engenharia pode ter com a falta de energia elétrica, água e esgoto na instalação da obra?

Atrasos na obra paralisação dos serviços e um elevado custo final

 

4. Quanto ao movimento de terra:

Será necessário o serviço de movimento de terra neste edifício? Se sim, como você planeja fazer? Que equipamentos empregaria?

Quais formas de contratação dos serviços de movimento de terra são possíveis e que forma você utilizaria? Por quê? Apresente suas vantagens e desvantagens em relação a outra possibilidade.

Sim haverá movimento de terra através de cortes ou situação mista de corte aterro em toda a área a ser construída os equipamentos são pá carregadeira escavo carregadeira retro escavadeira as vantagens são tempo praticidade e mão de obra desvantagens custo elevado

5. quanto as contenções de vizinhança:

5.1 Será necessário o emprego de contenção de vizinhança?

Será necessário.

5.2 Que tipo de contenção você escolheria? Justifique.

Estabilidade dos taludes de corte, estabilidade dos taludes do terreno, estabilidade dos taludes mistos e corte do terreno

5.3 descreva a seqüência executiva de pelo menos um dos tipos que utilizaria.

Esgotamento do lençol freático feito através de hidráulica e verificação se não compromete as construções próximas

6. Conjunto de 150 casas populares de 45m2 cada e um só pavimento, com vedação verticais em paredes de bloco de concreto revestidas em ambas as faces e  cobertura em telha cerâmica e forro de madeira, construída sobre o solo arenoso, sem a presença de lençol freático.

Alicerce: custo baixo, execução simples, objetivo absorver esforços não previstos, distribuir o carregamento e combater esforços horizontais.

7. Sobrado de alvenaria estrutural e 180m2 de área, construído em terreno pantanoso em zona litorânea, e de padrão médio de acabamento.

Radier alta rigidez

8. Casa de alto padrão, construído com estrutura reticulada tradicional de concreto armado, em terreno onde, por sua configuração inicial em aclive 1V:3HG, foi necessário a execução de um corte de aterro. A construção localiza-se parcialmente na zona de corte e parcialmente na de aterro. O ponto mais extremo da habitação ocupando 9 metros na área de aterro. O solo original é uma argila compacta com boa resistência superficial.

Sapata isolada, com viga de baldrame, estrutura reticulada.

 

E2

  1. Presença de lençol freático na cota – 9,00m.

Esgotamento do lençol freático feito através de hidráulica e verificação do comprometimento das construções próximas                  

  1. Vizinhança constituída de casarões do século XVII, tombadas pelo patrimônio histórico.

Muros de contenção para não comprometer as construções próximas cuidado com a paisagem acesso e estruturas das casas ao redor

  1. Terreno localizado em cidade do interior do estado de são Paulo (oferta de mão de obra e baixa disponibilidade de equipamento)

Aumento no prazo de entrega e maior custo final.

  1. Obra com prazo de conclusão extremamente reduzido.

Contratação de Mao de obra extra e equipamentos, freqüente troca de frente de trabalho e maior custo final.

E3

Com relação a estrutura de concreto armado, responda as seguintes questões:

1. cite as principais vantagens e desvantagens deste sistema construtivo:

O fato de ele ser econômico, já que conta com matéria-prima com custo não muito alto, e da relativa rapidez na construção “É uma estrutura durável, impermeável se dosada de forma correta e que resiste ao fogo, às influências atmosféricas, ao desgaste mecânico, ao choque e vibrações”, desvantagens como o peso elevado e a dificuldade para realizar reformas e demolições, que se tornam trabalhosas e caras. 

2. Apresente o planejamento de execução de uma estrutura de concreto armado convencional, ordenando a etapas  construtivas e apresentando as atividades realizadas em cada uma destas etapas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (257.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com