TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas prova B2 Planejamento de transporte - UNIP 2015 engenharia civil

Por:   •  27/2/2016  •  Exam  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  1.787 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1. -  Em termos de Planejamento de Transportes quais das ações a seguir seria a mais indicada para uma cidade com alta demanda de veículos na região central?

 A) Incentivo ao uso de transportes não motorizados.

 B) Pedágio urbano

 C) Aumento e melhoria da oferta de Transporte Público

 D) Todas as alternativas são corretas.

 E) Todas as alternativas são incorretas.

RESPOSTA: Alternativa D. Ações como incentivo ao uso de transportes não motorizados, pedágio urbano e até mesmo aumentar e melhorar a oferta do transporte público são ações que geram um grande impacto na diminuição dos automóveis de maneira geral na região afetada, favorecendo assim uma maior fluidez do tráfego e uma melhora na mobilidade urbana e proporcionando assim um aumento na qualidade de vida da população.

Questão 2. - Conhecer e atender as necessidades de transportes de uma determinada região é objetivo do planejamento de transportes que pode abranger,

Em ordem de execução, as etapas de:

 A) coleta de dados, escolha dos modelos de avaliação e avaliação das alternativas geradas.

 B) formulação do problema, avaliação das soluções escolhidas e validação dos modelos de avaliação.  

 C) calibração de modelo de soluções, geração de soluções e validação dos modelos de avaliação.  

 D) geração de soluções, validação dos modelos de avaliação e implementação da solução escolhida.  

 E) Todas são falsas

RESPOSTA: Alternativa A. De acordo com a professora Vânia B. G. Campos, podemos resumir essa questão da seguinte forma: "Um  plano  pode  ser  de  longo,  médio  ou  curto  prazo,  sua  duração  depende  dos recursos  disponíveis  e  dos  objetivos  que  se  deseja alcançar  e  muitas  vezes  da urgência do problema que se deseja resolver, dessa forma, um plano de transporte compreende

As seguintes etapas:

1- Definição dos objetivos e prazos

2- Diagnóstico dos sistemas de  transportes

3- Coleta de Dados

4- Escolha dos modelos a serem utilizados para avalia

ção da demanda futura.

5- Alternativas de Oferta de Transporte

6- Avaliação das alternativas (custos e impactos)

7- Escolha da alternativa  

(Bibliografia - http://www.marcusquintella.com.br/sig/lib/uploaded/Planejamento%20de%20Transportes%20-%20V%C3%A2nia%20Campos.pdf)

Questão 3. - Num plano de transportes, utiliza-se de modelos sequenciais para relacionar o transporte com as características socioeconômicas da região, o que pode ser simplificado através do ciclo dos transportes ilustrado a seguir:

                                             [pic 1]

Quanto à relação dos elementos desse ciclo, é correto afirmar que:  

A) o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes melhora a acessibilidade do usuário do sistema quando a demanda é maior.

 B) o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes compromete a movimentação do usuário do sistema quando a oferta é menor.

 C) o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes intensifica novos usos do solo quando a oferta é menor.

 D) o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes intensifica a ocupação do solo quando a demanda é maior.

 E) Todas são falsas

RESPOSTA: Alternativa B. Tratando-se de sistemas de transporte, buscamos sempre alcançar o equilíbrio entre oferta e demanda, se tivermos uma oferta muito maior que a demanda o sistema de transporte estará desperdiçando dinheiro, pois terá uma frota muito maior do que a população necessita, ao mesmo tempo em que uma demanda maior do que a oferta (Alternativa B) irá ocasionar problemas pela baixa quantidade de veículos disponíveis, comprometendo assim a movimentação dos usuários do transporte.

Questão – 4.  Para apreciar a natureza da formulação de políticas públicas para a área de transportes, precisamos examinar a natureza do planejamento. Isto é mais difícil do que parece, pois milhões de palavras já foram escritas sobre vários tipos de planejamento – planejamento estratégico, planejamento estrutural, meta planejamento e até mesmo “planejamento peripatético”. Além disso, as pessoas que escrevem sobre planejamento estão frequentemente familiarizadas com apenas um desses tipos e assumem naturalmente, mas de forma errada, que todo planejamento é similar ao tipo que eles conhecem. Isto acaba por dificultar a compreensão do que o termo planejamento, de forma genérica, significa - as definições acabam sendo influenciadas pela palavra que acompanha o termo planejamento. Mas a palavra que acompanha o termo planejamento pode ser um substantivo, como em “planejamento de leiaute”, “planejamento de educação” e “planejamento de transportes”, ou um adjetivo, como em “planejamento transacional”, “planejamento tático” e “planejamento incremental”. Obviamente, um substantivo significa que estamos discutindo planejamento dentro de um campo particular, enquanto que um adjetivo significa que estamos discutindo algum estilo particular de planejamento - planejamento incremental envolve planejamento em incrementos e planejamento transacional significa planejamento através de transações ou negociações. Qual, no entanto, é o significado principal do termo planejamento de transportes?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com