TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Brant- Unip - Conclusão Tese de Engenharia Civil

Por:   •  30/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 6

    O Tema da pesquisa é “Modelo de Gestão estratégica integrada aplicando a empresas de Engenharia” e propõe uma metodologia de gestão empresarial que possibilite as empresas de engenharia o continuo alinhamento entre decisões gerenciais de diversas áreas e estratégia empresarial vigente.

       O entendimento dos processos facilita a compreensão de problemas, a definição de ações pertinentes de melhoria, a implementação de indicadores e o controle de operações, entre outros benefícios.

       Um grande desafio parece ser fazer os gestores pensarem a longo prazo e realizarem ações consistentes com seus objetivos. Frequentemente, as evidências de não conformidade obtidas expõem as inconsistências entre o discurso e a prática nas empresas, nas quais suas diretrizes estratégicas, na realidade, são inviabilizadas pelos processos reais da organização.

        Na busca de evidências de adequação às normativas e controle, processos de negócio tendem a ser executados com menor agilidade e flexibilidade. Assim, é possível fornecer propostas para que a utilização da Gestão por Processos possa permitir o aprimoramento das ferramentas de gestão disponíveis.

        O problema central diz respeito a falta de que as ações proposta pelos gestores tem alinhamento com os objetivos da empresa.

        As organizações modernas precisam de agilidade e flexibilidade ao mesmo tempo que sejam consistentes e adequadas as expectativas da sociedade e para atender esta demanda as organizações necessita utilizar a Gestão Estratégicas, que e um conjunto de atividades que permitem a interpretação dos ambientes externos e internos a organização que tem como objetivo a definição de referência de atuação para a organização, O plano de ação consequente da Gestão Estratégica é estruturável em estratégias (ações qualitativas que orientam a definição de ações práticas) e táticas (ações práticas descritas de forma genérica que apoiam a operacionalização de sua respectiva estratégia) que devem ser detalhadas em ações gerenciais, projetos ou programas associados às táticas em questão.

          Portanto, a falta de evidências adequadas de alinhamento pode ocasionar erros de priorização e escopo de investimentos por parte do corpo gestor da empresa nos níveis táticos e estratégicos da organização. A falta de evidências também pode expor os gestores ao risco de questionamento sobre as ações por eles patrocinadas. Frequentemente, tal risco leva a falta ou a procrastinação de ações, afetando o movimento da organização em direção aos seus objetivos.
        A hipótese da pesquisa e que é possível estabelecer um método de gestão que forneça evidências de alinhamento dos planos operacionais com os direcionamento estratégicos definidos, e, além disso, demonstrar que o modelo proposto é aplicável a empresas atuantes no segmento de engenharia civil.

A metodologia da pesquisa busca por respostas a questões instigantes, o estabelecimento de objetivos a serem alcançados e a apresentação de uma solução que configure o atingimento dos objetivos definidos.

         O desenvolvimento dessa tese buscou estabelecer uma linha de raciocínio dedutivo que abrange a identificação do problema, o desenvolvimento de hipótese, a busca por referências atualizadas sobre o tema, a proposição de um modelo de solução e o fornecimento de evidências de funcionamento do modelo proposto. Esse trabalho é pautado por tal lógica.

          O fornecimento de evidências dá-se pela apresentação de casos práticos de implementação do modelo proposto organizado como um estudo de caso.

Quanto à forma de abordagem do problema, pode ser identificada como uma pesquisa qualitativa, pois considera a subjetividade que não pode ser traduzida em números, e não necessita de métodos e técnicas estatísticas.

Quanto aos objetivos, como uma pesquisa exploratória ao proporcionar a formação de ideias para o entendimento do conjunto do problema, com vistas a torná-lo explícito e auxiliar na geração de hipóteses e na identificação de variáveis incluídas na pesquisa. Envolve levantamento bibliográfico e observação participante.

          Quanto aos procedimentos técnicos, como uma pesquisa bibliográfica, documental e experimental e quanto aos meios, como uma observação participante, que consiste na: Situação de pesquisa onde observador e observado encontram-se face a face, e onde o processo de coleta de dados se dá no próprio ambiente natural de vida dos observados, que passam a ser vistos não mais como objetos de pesquisa, mas como sujeitos que interagem em dado projeto de estudos.

           O trabalho propõe uma racionalidade dedutiva na definição de ações empresariais que possibilitem a implementação eficaz da visão estratégica da organização. A eficácia da visão estratégica é essencial para que uma organização tenha uma boa governança.

           A metodologia proposta na tese é válida para a gestão por processos e tende a gerar projetos rápidos e bem avaliados, alinhados com a estratégia vigente – se conduzidos por gestores habilitados. Ela pode ser adotada por empresas de engenharia, em especial, mas também podem ser adotadas por organizações em outros mercados, com qualquer porte e qualquer escopo de projeto;

            A Maturidade Gerencial, fruto de investimento em formação dos executivos da empresa, tende a ser o fator fundamental para a geração de resultados de projetos de mudança no médio e longo prazos como aqueles analisados. Esse aspecto havia sido mencionado explicitamente durante as entrevistas com os responsáveis pelos projetos e o estudo apresentou evidências de que provavelmente este parâmetro é importante. Assim, o sucesso na Gestão Estratégica de uma organização de modo integrado pode ser potencializado por um corpo de executivos com alta capacidade intelectual e de realização; É interessante observar que empresas com baixa maturidade gerencial e organizacional podem ser beneficiadas pela metodologia proposta por haver uma tendência em obter maior maturidade após o projeto. Assim, a metodologia proposta pode ser um meio para aprimorar a governança empresarial das organizações. O projeto não tende a aumentar o crescimento das empresas, mas elas tendem a reconhecer ganhos gerenciais relacionando-os ao fato de terem aplicado a metodologia recomendada. Empresas que apresentam crescimento acelerado, em 110 que processos devem ser estabilizados e direções apontadas, tendem a valorizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com