TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA CIVIL COMO ALIADA NO PLANEJAMENTO URBANO DO BRASIL

Por:   •  17/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  1.474 Visualizações

Página 1 de 4

A ENGENHARIA CIVIL COMO ALIADA NO PLANEJAMENTO URBANO DO BRASIL

Professora: Me. Deborah De almeida Rezende

1. Introdução

O presente artigo, busca a relação entre a engenharia civil e o planejamento urbano nas cidades, visando melhorias no parâmetro econômico e social. Analisando o processo de expansão urbana, ligadas ao planejamento da cidade rural e urbana. Concedendo a análise de diferentes fatores que condicionam para o desenvolvimento urbano e seu planejamento, tentando garantir eficácia na estruturação coletiva no funcionamento de uma grande cidade para uma melhor qualidade de vida.

2. Engenharia Civil aliada ao Planejamento Urbano

O ensino da Engenharia chegou no Brasil em 1831 ofertado como “Engenheiro de pontes e calçadas”, com o passar dos anos se instalou no Rio de Janeiro a Escola Central em 1858, que era totalmente destinada a formação de engenheiros, e passou a disponibilizar o curso de engenharia civil. Assim foram sendo criadas outras escolas oferecendo esse curso como:

• A Escola de Minas de Ouro Preto – 1876

• A Escola de Engenharia do Rio de Janeiro - 1965

• A Escola Politécnica de São Paulo – 1893, etcs.

Em 1964 iniciou – se o Regime Militar, que era o período da política em que militares conduziram o país, criando Atos Institucionais que colocava em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais dentre outros. Com o Regime Militar no poder havia grandes necessidades de mudança nas cidades, os militares então começaram a desenvolver um planejamento na construção urbana, fazendo obras de muitíssima importância como: Hidrelétrica de Itaipu, Usinas Nucleares – Angra dos reis, Estradas transamazônicas, pontes, modernização dos portos e aeroportos e obras de saneamento em todo país. Com o crescimento populacional as cidades foram enfrentando problemas na qualidade de vida referente a falta de infraestrutura adequada nas grandes metrópoles brasileiras com isso o trânsito, a coleta de lixo, a escola e saúde já estava se tornando um caos. Vale lembrar que o Brasil era um país extremamente rural e enfrentou grandes problemas por razões políticas, econômicas e sociais. Com isso começou a ocorrer uma migração das populações rurais para as cidades.

Em 1988 foi elaborado a constituição da Política Urbana, onde pretendia se fazer a reforma urbana focando na função social e principalmente na criação do plano diretor para cidades com mais de 20 mil habitantes. A influência da política era e é totalmente evidente no planejamento urbano. Dado isso foi estabelecido um conjunto de medidas para atingir os objetivos de uma cidade bem planejada. Reunindo essas medidas houve a multidisciplinaridade de áreas com ligações diretas e indiretas no sistema urbano. A Engenharia civil ganhou grande destaque nos quesitos da construção urbana tendo o papel de projetar, edificar e construir grandes prédios além de se preocupar com problemas sociais e ecológicos.

Hoje a engenharia civil é sinônimo de desenvolvimento que está completamente aliada ao planejamento Urbano das cidades ligada a diversos setores, visando a valorização e o reconhecimento mundial. No Brasil a engenharia se mostra indispensável para a ampliação da infraestrutura, buscando melhorias na qualidade dos serviços prestados à sociedade e resolver os problemas de caráter econômico e social. Já o planejamento urbano é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com