TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Bibliográfico Salinização Em Obras

Por:   •  28/11/2022  •  Abstract  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo: Salinização em obras

CAVALCANTI, L. N. C.; MARTINS, R. S.; BARBOSA, A. H. Análise da umidade e da salinidade em paredes de alvenaria. Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação das Construções. Universidade Federal do Ceará, 2021. Disponível em: https://web.archive.org/web/20210519072331id_/http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/CINPAR.2021.099 

Este trabalho traz um estudo de caso com o objetivo avaliar a influência da umidade e do sal em paredes de alvenaria de blocos cerâmicos revestidos de argamassa. Para o estudo, foram moldados prismas de dois blocos, revestidos com argamassa em ambas as faces e inseridos em uma camada de solo saturado em duas soluções: uma com água e outra com água/sal, sendo metade destas amostras impermeabilizadas. Esses prismas foram expostos a testes de resistência à compressão e de aderência à tração. Percebeu-se com os ensaios, que a resistência mecânica dos prismas que estavam imersos em solução de água/sal, obtiveram os valores menos satisfatórios, e que a camada lisa do impermeabilizante interferiu na aderência das argamassas.

NAPPI, Sérgio Castello Branco. LALANE. Manuela Marques. A Salinidade em Edifícios Antigos. Florianópolis, SC – Brasil. Junho 2010. Disponível em: <http://www.edutecne.utn.edu.ar/cinpar_2010/Topico%205/CINPAR%20121.pdf>

 

Este trabalho contém uma abordagem geral sobre os fenômenos referentes à umidade e salinidade em edifícios antigos. Para isso, faz considerações gerais sobre os resultados de alguns trabalhos realizados em edifícios históricos da região de Florianópolis e de alguns experimentos executados no Laboratório de Tecnologia do Restauro da Universidade Federal de Santa Catarina onde, desde 1999, uma série de corpos de prova vem sendo monitorada em relação a ação dos sais no decorrer do tempo.

JACINTO, M. et al. DETERMINAÇÃO DE SALINIDADE EM ESTRUTURAS METÁLICAS LOCALIZADAS NO CENTRO HISTÓRICO NA CIDADE DE SÃO LUÍS - MA. Enciclopédia Biosfera, v. 17, n. 33, 2020. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2020C/determinacao.pdf.

Essa pesquisa tem como objetivo principal determinar a salinidade em estruturas metálicas em cinco pontos diferentes no centro histórico de São Luís – MA. Para isso, foram coletadas amostras e analisadas em laboratório e, através dos testes quantitativos, foi possível obter a condutividade, teor de sais dissolvidos, pH e a salinidade e, a partir de testes qualitativos foi possível observar a presença de cloretos e sulfatos nas amostras. Os resultados mostram os pontos onde houve maior incidência de corrosão e quais os principais parâmetros que tiveram influência

RIBEIRO, Iracira José da Costa et al.  Implantação de métodos de tratamento para combater as eflorescências. Revista Principia, João Pessoa, 2017. Disponível em: <http://file:///C:/Users/jaird/Downloads/AMOR/1206-4584-1-PB.pdf>. Acesso em: 4 set. 2022. 

O objetivo deste estudo é implantar métodos de tratamento das eflorescências (depósitos salinos que se formam nas superfícies das peças) em uma residência e analisar como se comportarão diante do problema. Esse fenômeno ocorre devido à coexistência de umidade, sais solúveis, porosidade dos materiais e possibilidade de evaporação. É considerado um dano, por alterar a aparência do elemento onde se deposita e pode causar degradações profundas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com