TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Breves Respostas Para Grande Perguntas

Por:   •  23/8/2021  •  Resenha  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Laboratório de Fisíca A – 30F

Prof.: Karen Luz Burgoa Rosso

Nome: Héber Fábian Silva Sousa

Lavras

2019

Deus existe? Como tudo começou?  Existe outra vida inteligente no universo? Podemos prever o futuro?  O que há dentro de um buraco negro? A viagem no tempo é possível? Sobreviveremos na Terra?  Deveríamos colonizar o espaço?  A inteligência artificial vai nos superar?  Como moldaremos o futuro? Essas são algumas perguntas enigmáticas que existe no nosso universo, e Stephen Hawking físico se dedicou ao longo dos anos à ciência para tentar responder a cada uma delas. Como um bom divulgador criou o livro “Breves Respostas para Grandes Perguntas”, que não teve o privilégio de terminar, mas com a ajuda de alguns familiares e amigos possibilitou a criação dessa obra literária que é muito importante.

Breves Respostas para grandes questões é um livro escrito de forma clara e concisa, que possibilita o entendimento de todos. São abordados diferentes temas muito complexos e temas fáceis e abrange desde a área científica até a área filosófica. Tem uma didática muito boa e a cada capítulo que passa busca estimular a curiosidade do leitor sobre o assunto que está sendo abordado.

Em vários momentos do livro nota-se o posicionamento pessoal do autor bem claro porem nunca fugindo do conhecimento fornecido pela ciência. Em cada capítulo é proposta uma pergunta direta ao autor, que gera um maior interesse aos leitores de saber a opinião de um ícone como Hawking.

Hawking explica que a ciência não sabe realmente qual a origem de tudo e não tem respostas para todas as grandes questões. Mas confia no que ele sempre defendeu – a ciência – podendo não agradar a todos quanto à existência de Deus e a criação do universo.

Ainda, explica de maneira bem convincente o surgimento até dos primeiros elementos químicos. Também, propõem respostas bem claras com relação ao funcionamento do universo, desde os “ingredientes” para a sua formação, até a possível destruição dele. Vê-se também um fascinante entendimento quando de tratando da evolução humana e seu impacto.

A questão da sobrevivência humana e se seremos capazes de colonizar o espaço, fica de forma bem fácil de entender e propõem que muito ainda tem que ser feito para que possamos viajar ao espaço. É preciso que o ser humano pense mais e cresça nas suas ideias antes de abandonar nosso planeta para viver em outro, até por que muito ainda precisa ser resolvido, e arrumado, em nossa casa.

Temas fascinantes abordados e se tratam de temas mais difíceis com relação aos outros, é a correlação entre buracos negros e viagens no tempo. Tem-se estudado cada vez mais sobre buracos negros e surgindo cada vez mais respostas e também surgindo novas dúvidas. Seguindo o mesmo raciocínio, com o passar dos anos vem se criando mais curiosidades a respeito da viagem do tempo. Essa relação é percebida no filme Interestelar, citado por Hawking no livro.

Com base na leitura desse livro podemos enxergar assuntos muito complexos e bastante falados pela perspectiva de uma mente brilhante que é Stephen Hawking. Nota-se que há muitas perguntas ainda não respondidas e que precisa de muito para ser desvendadas.

Sendo assim, pode-se concluir que Hawking não escreveu apenas um livro qualquer, mas sim tentou estimular e despertar pessoas curiosas sobre tudo que existe no universo, fazendo com que elas não desistas dos grandes mistérios que existem ainda, mas estude procurando que todas as perguntas sejam respondidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com