TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre o artigo: “O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência?”

Por:   •  25/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo sobre o artigo: “O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência?”

AMANDA AMORIM LIRA

RALYSON KEVIN BARATA MOTA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA – UFRR

RESUMO: Este trabalho acadêmico tem como objetivo apresentar de forma clara e sucinta a resposta para o questionamento proposto no título, com um enfoque principal para o seguinte questionamento: “Qual é a Natureza da Ciência e da Ciência Social?”

Palavras Chaves: Natureza da Ciência – Ciência Social – Objetivo.

ABSTRACT: This academic work aims to present clearly and succinctly the answer to the question proposed in the title, with a main focus on the following question: "What is the Nature of Science and Social Science?"

Key Words: Nature of Science - Social Science - Objective.

Introdução

Neste resumo falaremos de forma rápida sobre as duas concepções apresentadas no artigo científico que é objeto deste trabalho e, de forma superficial apresentaremos uma pequena parte das principais obras que falam a respeito da Natureza da Ciência durante a história e, rapidamente discutiremos sobre a importância que tem a História e Filosofia da Ciência, para o entendimento do que é a NDC. Nas considerações finais será apresentada uma breve síntese do tema e dando destaque aos principais assuntos discutidos.

No decorrer do texto, responderemos as questões que nos foram propostas. Temos a certeza que os leitores terão em mãos um trabalho que mostrará a importância da Natureza da Ciência, na formação de Professores e Alunos pensantes e traze-los para conhecer a Natureza da Ciência de uma forma mais clara.

Duas concepções sobre Natureza da Ciência

Para responder ao questionamento, primeiramente teremos que mostrar duas visões do que seria a NDC, por isso, falaremos sobre os Aspectos Consensuais da NPC que são defendidas por William F. McComas e colaboradores, Stephen Pumfrey e Daniel Gil-Pérez e colaboradores. Falaremos sobre o Conceito de semelhança familiar que é defendida por Eflin e colaboradores e Gurol Irzik e Robert Nola.

Primeiramente explanaremos de forma rápida sobre os Aspectos Consensuais da NPC, que estão divididos em cinco partes que explicaremos logo abaixo.

A Ciência é mutável, dinâmica e tem como objetivo buscar explicar os fenômenos naturais. Nesse aspecto os autores falam e explicam que a Ciência está em constante evolução e a todo tempo revendo afirmações do passado.

Não existe método científico universal. Isso quer dizer que não à uma cartilha com regras a serem seguidas para se fazer Ciência. Se tem vários tipos de métodos e metodologias para se fazer Ciências.

A teoria não é consequência da observação/experimento e vice-versa. Como foi dito no tópico acima, não existe um método cientifico universal para se fazer ciência, então esses autores entendem que os cientistas tem colocado erroneamente o experimento repetido varias vezes como um método cientifico universal de se provar uma teoria e se fazer ciência. Porem, os autores concordam que sem experimento e observação não se consegue fazer Ciência.

A Ciência é influenciada pelo contexto social, cultural, político etc., no qual ela é construída. Esse aspecto diz que a Ciência não está imune as influências da sociedade. E que não há um consenso sobre a força dessas influências.

Os cientistas utilizam imaginação, crenças pessoais, influências externas, entre outros para fazer Ciência. Nesse aspecto o autor diz que os cientistas não usam somente os métodos e metodologias para fazer Ciência, eles usam suas ideologias, crenças e anseios para fazer Ciência.

Agora falaremos sobre O Conceito de Semelhança Familiar. Os autores defendem que mesmo as várias áreas da Ciência não sendo idênticas ou que não usem as mesmas metodologias, elas possuem certa similitude que as caracterizam como áreas da Ciência. O assunto foi separado em quatro tópicos para o melhor entendimento dos leitores.

Atividade. Todas as áreas da Ciência precisam da observação, mas nem todas de experimento, que é o caso da Astronomia, o que o autor diz é que mesmo que todas precisem da observação, a forma de observa varia de acordo com a área da Ciência pretendida.

Objetivos e valores. Neste tópico é elencado que não há a necessidade de se prender a um conceito de Ciência, somente temos que entender que cada área da Ciência tem um Objetivo ou Propósito diferente das outras áreas.

Metodologias e regras metodológicas. Como é defendido também nos Aspectos Consensuais, para os autores não há uma metodologia científica universal. No entanto, para eles para se fazer Ciência os cientistas teriam que seguir algumas regras, é claro que essas regras não são iguais para todas as ciências, mas em questão de similaridade todas as ciências tem regras a ser seguidas.

Produto. Depois de todas as etapas de como se fazer Ciência, chega-se á um resultado que podem ser Leis, Teorias, Hipóteses, modelos etc. Porém as Ciências podem ter resultados diferentes, temos um exemplo na Física em Einstein formulou a Teoria da Relatividade e Isaac Newton formulou as Leis de Newton, é a mesma Ciência só que os estudos levaram a produtos diferentes. Mas a similaridade é que todo Ciência tem que ter um produto.           

Estudos e Técnicas sobre o que é NDC, e sua importância no meio acadêmico

A partir da leitura das duas concepções sobre NDC, chega-se à conclusão de que ainda não é possível se conceituar o que é Natureza da Ciência, pois, ainda é preciso conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento histórico dos trabalhos relacionados ao que seria a NDC e sua importância no meio acadêmico para os professores e alunos. Também é preciso conhecer a História e Filosofia da Ciência para formularmos a resposta para os questionamentos propostos.

Depois de uma leitura minuciosa sobre os principais trabalhos envolvendo o assunto em destaque, foi notado que ainda há um longo caminho a se percorrer para que os acadêmicos e professores tenham um melhor conhecimento sobre a NDC. Alguns autores afirmaram que grande parte dos professores não dominava o assunto sobre a Natureza da Ciência, e mesmo que dominasse, na maioria das vezes esse conhecimento era repassado de forma errada, e isso era ocasionado visto que os Docentes estavam mais preocupados em cumprir a grade curricular e deixavam de lado a importância que tem a Natureza da Ciência na formação de alunos pensantes. E isso preocupava os cientistas e estudiosos da área, pois, o professor tem grande influência sobre os alunos, e por isso uma conceituação errada, traria grandes prejuízos para a formação de Indivíduos intelectuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com