TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Diferenciando os Homens dos Meninos

Por:   •  29/3/2020  •  Resenha  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]               [pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

         “Diferenciando os Homens dos Meninos”

                                                 (Carlos Alves)


Concreto Simples:

 O concreto é o pilar da construção, devido a sua alta resistência e capacidade de moldagem. O uso do concreto é muito amplo, vende uma casa pode ser completamente construída de concreto. O concreto, é composto por  aglomerados  como : cimento portland, matérias arenosos, grossos e finos e água, assim a mistura química cimento e água, o resultado é um material muito resistente é duro quando comprimento, mesmo  que não seja resistente a fração, para que o concreto possa resistir atração ele deverá ser trabalhado com o aço onde denominamos concreto armado.

A cura do concreto é progressiva, onde ele pode acontecer após 1 hora e meia de utilização, de 24 a 48 horas, obtemos a metade da resistência, após  esses dias, ¾ de resistência e após  quatro semanas, teremos sua resistência total.

Na primeira etapa do viaduto duplo o concreto utilizado atingia a resistência de 35 Mpa sem aditivos, e o slamp chegava entre 8 a 12. Na segunda etapa dos viadutos duplos o concreto utilizado atingiu resistência com 50 Mpa com aditivo, e o slamp chegava entre 3 a 7.

A viabilidade do concreto armado

Devido à baixa resistência a tração procura-se adicionar aos concretos outros materiais mais resistentes à tração, melhorando suas qualidades de resistências.

Concreto Armado:

    - Definição:

       Concreto armado é um material de construção resultante da união do concreto simples e de barras de aço, envolvidas pelo concreto, com perfeita aderência entre os dois materiais, de tal maneira que resiste ambos solidariamente aos esforços que foram submetidos.

    - Para a composição do concreto armado:

   1) Cimento + Água = Pasta

   2) Pasta + Agregados miúdos = Argamassa

   3) Argamassa + Agregados graúdos = Concreto

   4) Concreto + Armadura de aço = Concreto Armado

Aditivos

Aditivos são substância adicionadas intencionalmente ao concreto, com a finalidade de reforçar ou melhorar certas características, inclusive facilitando seu preparo e utilização.

       - Acréscimo de Resistência

       - Aumento da Durabilidade

       - Melhora na Impermeabilidade

       - Melhora na Trabalhabilidade

       - Possibilidade de retirada de formas em curto prazo

       - Diminuição da Retração

       - Aditivos plastificantes e superplastificantes

       -Aditivos incorporadores de ar

Murro de Arrimo utilizado no viaduto são para confinar



Mecânica dos solos

A mecânica dos solos é a aplicação das leis da mecânica e da hidráulica aos problemas de engenharia relacionados com sedimentos e outros depósitos não consolidados de partículas sólidas produzidas pela desintegração  mecânica ou química das rochas, prescindindo ou não elementos constituídos por substâncias orgânicas.

Existem dois problemas que podem ser causados em uma construção de fundação por conta do solo: um seria a deformação do solo e o outro seria a ruptura de uma massa de solo. Para prevenir o primeiro problema seria o estudo dos recalques das obras, o segundo envolve as questões relativas à carga que o solo suporta. Todas as questões são resolvidas a partir do conhecimento das propriedades físicas e identificação do solo onde se vai construir.

Origem e formação dos solos

Os solos são formados a partir da deteriorização das rochas através de um processo chamado  intemperismo, a ação do tempo. Os solos são resultados da decomposição das rochas, mas também nele encontramos água, ar e organismos vegetais e animais que fornecem a matéria orgânica.

Intemperismo

É o conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que ocasionam a desintegração e decomposição das rochas e dos minerais, resultando nos solos.

  1. Intmperismo Físico

É o processo de decomposição da rocha sem alteração química dos seus componentes.

  1. Intemperismo Químico

É  o processo de decomposição da rocha onde vários processos químicos alteram, solubilizam e depositam os minerais das rochas transformando-se em solo, ou seja, ocorre a alteração química dos componentes.

  1. Intempererismo  Biológico

É o processo na qual a decomposição da rocha se dá graças a esforços mecânicos produzidos por vegetais através de raízes, escavação de roedores etc.

Agregados

Agregados são materiais granulosos relativamente inertes, muito utilizados nas obras de construção civil. Podem ser usadas também em lastros de vias aéreas, bases de calçamentos e rodovias. No concreto, os agregados (areia e pedra) chegam a representa cerca de 75% do seu volume. Suas propriedades e característica refletem no comportamento do concreto em ambos estados.


Quando concretamos em ambientes com temperatura baixas deveremos:

  • Utilizar água quente para cortar o congelamento do concreto.
  • Utilizar aditivos antlicongelantes e acalerantos
  • Utilizar formas de madeira, já que esta retém mais o calor.
  • Retardar a retirada das formas de madeira.

No viaduto do cocó o concreto chagava já muito duro, onde colocava-se aditivo para que ele ficasse mais denso onde ele curava muito rápido. Quando isso acontece o concreto precisa ser regado durante pelo menos 4 dias para que não se crie fissuras, onde isso foi um grande problema presente no viaduto, onde encontramos facilmente fissuras muito grandes e aparentos por conta de não terem regado o concreto. Desse modo foi utilizado uma maneira para *maquiar* as  imperfeições utilizando pasta de concreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (216.4 Kb)   docx (359.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com