TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro "A Meta"

Artigos Científicos: Resumo Do Livro "A Meta". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2014  •  3.677 Palavras (15 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 15

(Termos Técnicos)

• Gargalo: São todos os pontos dentro de um sistema industrial que limitam a capacidade final de produção. Por exemplo, uma indústria que possui um setor que tenha a capacidade para produzir mil unidades por hora de um determinado produto. Se um setor de embalagem dessa mesma indústria for capaz de embalar apenas oitocentas unidades por hora, teremos aí um gargalo, já que a linha de produção não poderá trabalhar com sua capacidade total, pois o setor seguinte não é capaz de embalar todas as peças. Assim, caso a produção das mil unidades seja mantida, será necessário estocar produtos não embalados, o que significará custos para a empresa.

• Não gargalos - qualquer outro recurso cuja capacidade é maior do que a demanda colocada nele.

• Eficiência: refere-se à relação entre os resultados obtidos e os recursos (meios) empregados. Ausência de desperdício, minimização dos recursos utilizados para atingir os objetivos com eficácia.

• Inventário: é uma lista de bens disponíveis em estoque para venda ou a serem utilizados na fabricação de produtos comercializados pela empresa. Os inventários costumam conter a descrição do produto, bem como a quantidade existente e o local onde se encontra.

• Flutuações Estatísticas: São números que estão em constantes mudanças, assim como número de vendas, de compra, etc.

• Headhunter: nome dado para uma pessoa, um grupo de pessoas ou empresas especializadas na procura de profissionais talentosos ou gestores de topo.

• Lead time: é o período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término. Tempo entre o momento de entrada do material até à sua saída do inventário.

• CQ: Abreviação para Controle de Qualidade. Setor em que determina o que está em boas condições de ser produzido e o que não está.

• Auditoria: é em um exame cuidadoso, sistemático e independente das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas à consecução dos objetivos.

• Demanda: é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo.

• Estoque: são designações usadas para definir quantidades armazenadas ou em processo de produção de quaisquer recursos necessários para dar origem a um bem com a função principal de criar uma independência entre os vários estágios da cadeia produtiva.

• Máquina de controle numérico: (CNC-Computer Numeric Control). É um controlador numérico que permite o controle de máquinas. Permite o controle simultâneo de vários eixos, através de uma lista de movimentos escrita num código específico. A introdução do CNC na indústria mudou radicalmente os processos industriais. Curvas são facilmente cortadas, complexas estruturas com três dimensões tornam-se relativamente fáceis de produzir e o número de passos no processo com intervenção de operadores humanos é drasticamente reduzido. O CNC reduziu também o número de erros humanos (o que aumenta a qualidade dos produtos e diminui o retrabalho e o desperdício), agilizou as linhas de montagens e tornou-as mais flexíveis, pois a mesma linha de montagens pode agora ser adaptada para produzir outro produto num tempo muito mais curto do que com os processos tradicionais de produção.

• Efetividade: é a capacidade de produzir um efeito, que pode ser positivo ou negativo. Consequentemente, o que é efetivo não é necessariamente eficiente ou eficaz.

• Valor Agregado: O valor agregado é a percepção que o cliente (consumidor) tem de um bem (produto ou serviço) que atenda seu conjunto de necessidades considerando o benefício Versus preço em comparação com um bem disponível na concorrência, É atributo de qualidade (não tangível) somado, adicionado, enfim agregado a um bem (produto ou serviço), um diferencial que na percepção do cliente justifica sua escolha entre demais bens substitutos ofertados no mercado).

• Tratamento térmico: Tratar termicamente um aço significa aquecê-lo em velocidade adequada, mantê-lo em temperatura por um tempo suficiente para que ocorram as transformações e resfriá-lo em um meio adequado de modo a adquirir as propriedades desejadas. O Tratamento Térmico é uma das etapas finais de confecção de ferramentas.

• Economia de Escala: é aquela que organiza o processo produtivo de maneira que se alcance a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, buscando como resultado baixos custos de produção e o incremento de bens e serviços. Ela ocorre quando a expansão da capacidade de produção de uma empresa ou indústria provoca um aumento na quantidade total produzida sem um aumento proporcional no custo de produção. Como resultado, o custo médio do produto tende a ser menor com o aumento da produção. Mais especificamente, existem economias de escala se, quando se aumentam os fatores produtivos (trabalhadores, máquinas, etc.), a produção aumenta mais do que proporcionalmente.

• RRC (Recursos com Restrições de Capacidade):

• Slogans: Um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma idéia ou propósito. Muitas vezes são usados por empresas. Um slogan publicitário é mais frequentemente usado como uma identificação de fácil memorização agregando um valor único à empresa, produto ou serviço, sendo esse valor concreto ou não

• Diretriz: Linha reguladora do traçado de um caminho.

• Laptop: Um laptop (também chamado de notebook) ou computador portátil, é um computador portátil, leve, designado para poder ser transportado e utilizado em diferentes lugares com facilidade.

• Tempo Ocioso: relativo ao tempo em que as pessoas ou máquinas na empresa passam paradas em um tempo em que poderiam estar produzindo.

• Teoria das Restrições: A Teoria das Restrições (TOC - Theory of Constraints) é uma filosofia de negócios introduzida por Eliyahu M. Goldratt no seu livro A Meta, de 1984. Ela é baseada na aplicação de princípios científicos e do raciocínio lógico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com