TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro Comando Numerico CNC- Capitulos A, B, D.

Ensaios: Resumo Do Livro Comando Numerico CNC- Capitulos A, B, D.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2015  •  3.164 Palavras (13 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 13

Curso: Mecatrônica Industrial

Professor: Eduardo

Disciplina: CNC

RESUMO DO LIVRO COMANDO NUMERICO CNC: CAPITULOS A, B e D.

Acadêmico: Elvis Alexandre P. de Oliveira

Limoeiro do Norte

8 de janeiro de 2014

Capitulo A: Maquinas- ferramentas CNC

Tópico1: Componentes comandados de máquinas

Neste tópico seram apresentados os principais componentes das máquinas controladas por programas CN e as características que os componentes de uma máquina CNC deve possuir. Alem de mostrar ao técnico que vai trabalhar com a mesma suas funções e suas possibilidades de programação , pois ele não pode simplismente colocar a peça e testar, tem que haver um planejamento para atingir o resultado desejado.

Os componentes comandados de uma máquina-ferramenta CNC estão classificados da seguinte forma:

1. Eixos de avanço e Acionamento de avanço;

2. Dispositivo de medição;

3. Arvore principal;

4. Meio de fixação da peça;

5. Dispositivo de troca de ferramenta;

6. Eixos giratórios e demais eixos de avanço.

1. Eixos de avanço e acionamento de avanço

Na descrição das Máquinas CNC é destacado o uso de eixos, que designam os sentido de movimento dos componentes comandados da maquina, principalmente mesa de trabalho ,árvore principal e suporte de ferramentas. Dependendo do esforço e das exigências de precisão a construção varia de acordo com a: Forma de Guia, configuração da superfície deslizante, Tipo de proteção. : Em geral existe, para os diferentes tipos de maquinas-ferramentas CNC um numero mínimo de eixos de avanço, sem os quais não seria possível executar a usinagem da peça.

2. Dispositivo de medição

Os acionamentos estão ligados a um dispositivo de medição para proceder às medições precisas de posição nos eixos do avanço isto consiste em principio de uma escala e de um sistema de medição que lê a escala em função dos tipos de escala diferencia-se a medição de posicionamento em absoluta ou incremental. Na medição de posição incremental é utilizada uma escala de medição graduada, enquanto na absoluta é utilizada uma escala de medição codificada que a cada momento mostra a exata posição do carro com referencia ao ponto zero da maquina.

3. Arvore principal

A árvore principal permite realizar: a rotação da peça em tornos e a rotação da ferramenta em fresadoras e furadeiras, o acionamento dela pode ser feito através de motor de corrente alternada ou continua. Na maioria dos casos as arvores principais de maquinas CNC são acionadas por motores de CC cujas rotações podem ser realizadas sem escalonamentos e controladas através de um tacômetro.

4. Meio de fixação da peça

Os meios de sujeição de peças de trabalho servem para fixa-las na mesa de trabalho ou na arvore principal, o numero de funções comandadas nos meios de fixação depende da maneira da sujeição e da complexidade da forma de fixação da peça. as maquinas CNC trabalham frequentemente com rotações muito altas devido à deformação das peças, nem sempre é possível aumentar a pressão a qualquer valor, assim usa-se cada vez mais placas de compensação de força inercial. Frequentemente são usados dispositivos de fixação especiais que são montados através de elementos de um sistema modular, permitindo usinar a peça totalmente sem a necessidade de solta-la do dispositivo.

5. Dispositivo de troca de ferramenta

Uma troca de ferramenta pode ser realizada manualmente pelo seu operador, mas isso acontece geralmente em fresadoras e furadeiras, onde o suporte da ferramenta são de fácil acesso, em geral em centro de usinagem CNC para a produção possuem dispositivos de troca automática de ferramentas, cujas concepções variam de acordo com a quantidade de ferramenta serem trocadas.

7. Eixos giratórios e demais eixos de avanço

Os eixos rotativos tornam possível tanto a mesa quanto o cabeçote girarem durante um processo de usinagem em uma maquina CNC, eles possuem comandos próprios e independentes dos eixos direcionais básicos dos carros. Os eixos rotativos são designados com as letras A,B e C. Na maioria dos casos esses eixos só podem ser acionados se os eixos X, Y ,e Z estiverem parados.

Capitulo A: Maquinas- ferramentas CNC

Tópico 2: Ferramentas

Em geral, uma ferramenta completa para uma maquina CNC, consiste em uma porta ferramentas, um porta-insertos e um ou mais insertos.Onde as formas dos insetos e porta insertos dependem do processo de usinagem e das dimensões das peças em bruto ou acabada. O porta insetos está, em geral, fixado no porta-ferramenta através de pinças ou buchas. Já os insertos podem estar soldados nos porta-insertos, na maioria dos casos são utilizados insertos intercambiáveis, que podem ser invertidos após o desgaste ou substituídos por novos.

1. Porta ferramentas

Os porta-ferramentas são utilizados para que uma grande variedade de ferramentas possa ser utilizada em maquinas CNC, as dimensões do porta ferramentas variam de acordo com as medidas do seu assento na fresadora ou no torno.

2. Medidas das Ferramentas

Como uma máquina CNC permite a usinagem precisa de uma peça, o comando deve conhecer as medidas determinadas de cada ferramenta utilizada, as medidas baseiam-se em um ponto de referencia definido no assento do porta-ferramenta, a determinação das medidas da ferramenta em maquinas CNC se realiza através de duas maneiras. Usinagem experimental onde se introduz no comando as medidas das ferramentas determinadas de forma aproximada. Outra forma é o uso de aparelhos de pré-ajustagem de ferramenta, neste caso as dimensões do gume da ferramenta em relação ao ponto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com