TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo HTML

Artigos Científicos: Resumo HTML. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

HTML 5

Ainda que parecesse saudável, a web tinha perdido o vigor. Apesar da evolução assombrosa entre as páginas estáticas dos anos 1990 e os sites mais poderosos e inteligentes da última década, as novas tecnologias foram corrompendo o frescor e a fluidez da rede.

Conseguir que que os sites funcionassem em todos os navegadores exigia dos desenvolvedores muito trabalho de “copiar e colar”. O áudio e o vídeo, a animação e outros elementos multimídia começaram a ser criados com aplicativos proprietários pela simples razão de que a programação básica em HTLM a linguagem-padrão que deu vida à web tinha ficado atrasada no que se refere a funcionalidades. Essa deficiência os usuários a baixar plug-ins para que seus navegadores pudessem interpretar a informação. Os sites se tornaram lentos e complicados.

E a primeira loja desses aplicativos para telefones móveis foi lançada pela Apple, depois surgiram nos mercados abertos, como o que floresceu em torno do sistema operacional Android, do Google, permitindo criar aplicativos compatíveis com o sistema central.

Há 15 anos, as pessoas entravam na internet por meio de serviços fechados, oferecidos por provedores. Quando a web emergiu como plataforma comum, com o HTML em seu DNA, a rede se transformou no maior motor de criação de valor econômico do mundo.

No final dos anos 1980, quando Tim Berners-Lee teve a ideia de uma gigante rede de documentos entrelaçados, precisava de um sistema para classificar e vincular as páginas. Como não havia uma linguagem com essa capacidade, ele criou a HyperText Markup Language, mais conhecida por sua sigla, HTML, um sistema de rótulos para estruturar documentos, apresentá-los corretamente e conectá-los uns aos outros.

No final da década de 1990, durante o bom da web, Berners-Lee advertiu que o HTML não seria capaz de lidar com toda a complexidade que estava surgindo na rede, então surgiu uma linguagem alternativa o XHTML no primeiro momento, os gigantes da internet como Google e a Microsoft respaldaram a estratégia, mas logo reconsideraram. O XHTML não era totalmente compatível com o que tinha sido feito, motivo pelo qual as páginas da web deveriam ser reprogramadas para “conversar” com o novo padrão.

Ai entra um movimento “conspirador” digno do enredo de um filme. O desacordo se tornou palpável em 2004, durante um evento do W3C em San José, Califórnia, na sede central da Adobe System, empresa “A pergunta que colocada foi: Evolução? Deveríamos impulsionar o crescimento do HTML ou criar outra Linguagem?”. Foi o nascimento do HTML5, batizado com esse nome por ser, essencialmente, a quinta grande versão do “dicionário” HTML.

O HTML 5 foi pensado para simplificar o funcionamento da web. Basicamente, o que faz é transformar os sites em programas, por exemplo, entre as novas funcionalidades de seu dicionário de programação inclui-se o aplicativo Canvas, elemento que permite a um programador da web criar gráficos dinâmicos para jogos ou animações.

De alguma forma, o HTML 5 está pegando o melhor do funcionamento da web e transformando-o em padrão. O Gmail, do Google, por exemplo permite que o usuário arraste um arquivo armazenado no computador até a janela do navegador para anexá-lo a uma mensagem de correio eletrônico. Essa capacidade virá naturalmente na quinta versão do HTML, o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com