TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Produção Açúcar E Álcool

Monografias: Resumo Produção Açúcar E Álcool. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 3

O plantio da cana-de-açúcar foi, historicamente, uma forma de o governo potencializar a exploração do território nacional, passando a fazer parte da cultura do país desde sua colonização. No ano de 1974 ocorreu no Brasil, com a crise internacional do petróleo, o estimulo à busca por alternativas de combustíveis, quando o álcool então adquiriu importância significativa. Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar.

O desempenho do processo produtivo do açúcar e álcool sofre interferências diretas da qualidade da cana-de-açúcar. Condições climáticas, tipo de solo, fertilizantes e variedades da cana-de-açúcar são alguns fatores que devem ser rigorosamente observados.

As etapas de produção de uma indústria sucroalcooleira são inicialmente as mesmas para o açúcar e o etanol, onde a cana recebida das plantações é lavada, para a retirada de terra e resíduos. Posteriormente a cana é picada e esmagada em uma série de moendas, para a remoção do caldo. O caldo também pode ser extraído da cana por difusão. O caldo é submetido ao tratamento físico e químico, com o objetivo de eliminação de não-açúcares, coloides e redução da turbidez e cor. No tratamento o caldo é coado, removendo impurezas grosseiras e tratado com cal, para coagular a matéria coloidal, seguido da adição de ácido fosfórico, obtendo-se melhores resultados na clarificação. A mistura é então aquecida e decantada. A decantação (ou clarificação) consiste na operação unitária de sedimentação, separando o caldo das impurezas. A partir daí o processo se diferencia para produção do açúcar e do álcool.

Na produção de açúcar, após o tratamento ocorre a evaporação, com o objetivo de concentrar o caldo. A concentração ocorre em duas etapas: a primeira nos evaporadores de múltiplos efeitos, onde se produz o xarope com concentração entre 60 e 70°brix e a segunda em evaporadores de simples efeito, denominados cozedores, nos quais se forma a massa cozida. A massa cozida é cristalizada em tanques com agitação e arrefecimento e em seguida centrifugada. O produto formado é o açúcar demerara e o melaço.

A fermentação etanólica requer um caldo de cana com Brix de 12° (12g/100g), normalmente chamado de Mosto. O controle da concentração do mosto é necessário para que sejam atendidas a condições ideais de fermentação. A fermentação do mosto pode ser feita por batelada ou de forma contínua. No processo por batelada, o fermento e o mosto são colocados na dorna de fermentação e finalizado o processo, o vinho (mosto fermentado) é enviado para a separação. No processo contínuo, a alimentação e descarga da dorna de fermentação tem vazões iguais. Nas colunas de destilação o vinho é bombeado para as seções superiores. O líquido que sai pelo fundo da coluna é chamado “vinhaça” e o etanol hidratado é retirado um pouco abaixo do topo da coluna. A obtenção do etanol anidro requer uma desidratação por meio de destilação azeotrópica.

O cultivo da matéria-prima para a produção de açúcar e álcool é favorecido pela geografia, clima e dimensões continentais do Brasil. Com a capacidade de expansão que se dispõe, torna-se possível cada vez mais a redução da dependência externa de combustível fóssil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com