TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Proposta de um Ambiente Gamificado

Por:   •  28/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Discente: Thales Mauricio G. da Silva

Matricula: 201633840049

Resumo:

        Há um grande número de desistência de alunos nos cursos de Ciência da Computação e nas áreas semelhantes a ela, isso ocorre pelo fato de ter uma grande dificuldade em assimilar o assunto que está sendo explicado em sala. Segundo os estudos realizados, percebe-se que uma grande parte dos discentes tem uma elevada dificuldade no ensino de programação. Com isso, a pesquisa sugere um método de ensino e aprendizagem, empregando a técnica de Gamificação. O uso dessa técnica serviu para o auxílio da aprendizagem de programação em linguagem C.

        Eles tiveram como base dois programas para o desenvolvimento da aplicação, o Scratch que utiliza um método de aprendizagem diferente dos que são usados em sala de aula e o App Inventor for Android que é uma linguagem de programação usada para desenvolver aplicativos, ambos tornam o processo de programar mais atraente e intuitivo.

        A metodologia foi seguida da seguinte forma, primeiro houve a definição do tema que é aplicação da gamificação na educação a fim de proporcionar aos alunos um auxilio no aprendizado de programação. Após essa etapa, buscaram se aprofundar no tema escolhido, realizando os estudos bibliográficos do trabalho, que abrangeu leituras sobre programação, gamificação no contexto geral e gamificação na educação. Em seguida realizou-se a modelagem de aplicação, criando os diagramas na linguagem UML. A etapa atual está sendo implementado a aplicação, aonde os testes serão realizados com os alunos de ciência da computação e afins, para em seguida analisar e divulgar os resultados obtidos.

        A pesquisa mostrou a proposta de um ambiente gamificado, aonde foi usado na aprendizagem de programação para estudantes com dificuldades, foram utilizados metodologias e estratégias alternativas para melhorar o método de ensino em sala, com isso, o estudo teve sucesso na implementação das técnicas apresentadas.

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com