TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO - AMOR ARTE - LIVRO

Por:   •  12/11/2015  •  Resenha  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  1.485 Visualizações

Página 1 de 4

Referência

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. Trad. Guilherme João de Freitas Ferreira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Zouk, 2003, 243 p.

Apresentação dos autores

Pierre Félix Bourdieu: (1 de agosto de 1930 - 23 de janeiro de 2002) Foi um sociólogo francês, de origem campesina, filósofo de formação, foi docente na École de Sociologie du Collège de France. Desenvolveu, ao longo de sua vida, diversos trabalhos abordando a questão da dominação e é um dos autores mais lidos, em todo o mundo, nos campos da antropologia e sociologia, cuja contribuição alcança as mais variadas áreas do conhecimento humano, discutindo em sua obra temas como educação, cultura, literatura, arte, mídia, linguística e política.

Alain Darbel: (1932 - 1975) Sociólogo francês e ex-diretor do INSEE. Ele estava interessado principalmente sociologia da administração. Alain Darbel, como estatístico, foi particularmente responsável pela construção da concepção da amostra e para o desenvolvimento do modelo matemático subjacente a este trabalho.

Título

O título “O amor pela arte, os museus de arte na europa e seu público” é o prenúncio do texto, pois sintetiza em poucas palavras tudo o que ele propõe, a estrutura do livro defende este título.

Introdução / Apresentação

Este livro trata sobre mecanismos através dos quais se pode dizer que apenas certa parte de indivíduos consegue obter chaves para uma plena fruição de obras de arte, incitando e indicando ao longo do livro que, segundo Bourdieu e Darbel, a cultura não é um privilégio natural. Tudo isto baseado em um forte e complexo esquema de pesquisas e estatísticas situadas numa grande exploração de museus europeus, que envolveram muitos estudiosos e cientistas.

Os autores desenvolveram procedimentos homogêneos nas diferentes fases da pesquisa e nos cinco países estudados, que foram: Espanha, França, Grécia, Holanda e Polônia.

É possível perceber uma preocupação em demonstrar respostas sociológicas baseadas em rigorosas pesquisas bibliográficas e de ordem empírica, dirigidas por Pierre Bourdieu, na realização de tratamentos em diferentes museus e com a colaboração de Alain Darbel, na construção do plano de sondagens e na criação do modelo destinado à análise da frequência do público aos museus.

Durante todo o livro é crível dizer que existem comprovações e hipóteses cativantes que são desenvolvidas na demonstração do relacionamento entre teoria e pratica.

Estrutura do Texto

O livro trata de uma pesquisa elaborada e aplicada pelos autores e pesquisadores Pierre Félix Bourdieu, e Alain Darbel. A pesquisa foi realizada nos museus da Europa especificamente nos museus da França, Grécia, Holanda e Polônia. Ela tem como finalidade identificar e avaliar o público dos museus desses países.

A pesquisa apresenta em três partes principais: A primeira parte – condições sociais da pratica cultural, segunda parte – obras culturais e disposição culta, terceira parte – leis da difusão cultural. Após estas três partes o texto contém uma conclusão, uma cronologia das pesquisas efetuadas, anexos que contém dados estatísticos acerca de toda a pesquisa, uma lista de elementos de bibliografia e, por fim, notas e referências bibliográficas.

É possível perceber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com