TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo do Livro Arte da Guerra

Por:   •  17/6/2017  •  Resenha  •  2.394 Palavras (10 Páginas)  •  1.785 Visualizações

Página 1 de 10

       CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE[pic 1][pic 2]

GRUPO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

JOÃO BATISTA SOUZA DE OLIVEIRA

GESTÃO ESTRATÉGICA

RESUMO: A ARTE DA GUERRA

Várzea Grande

2017[pic 3]

JOÃO BATISTA SOUZA DE OLIVEIRA

                

GESTÃO ESTRATÉGICA

RESUMO: A ARTE DA GUERRA

Trabalho apresentado ao Univag - Centro Universitário de Várzea Grande, para fins Específicos do Curso de Administração como exigência parcial para aprovação da disciplina de Gestão estratégica sob a orientação do Professor Emilton Ramos Varanda Junior.

Várzea Grande

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2        DA AVALIAÇÃO (RESUMO)        6

2.1 DO COMANDO (RESUMO)        7

2.2 DA ARTE DE VENCER SEM DESEMBAINHAR A ESPADA (RESUMO)        7

2.3 DA ARTE DE MANOBRAR AS TROPAS (RESUMO)        9

2.4 DO CONFRONTO DIRETO E INDIRETO (RESUMO)        10

2.5 DO CHEIO E DO VAZIO (RESUMO)        11

4 CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14


1 INTRODUÇÃO

Ao longo deste trabalho será apresentado um resumo dos capitulos I ao VI do livro A arte da guerra, obra do autor Suz Tzu. Livro este que aborda as estratégias para se vencer na guerra, porém nos dias atuais este é útil para a humanidade em todas as suas áreas, pois através do conhecimento transmitido pelo livro descobre-se a essência e o poder das estratégias na busca por alcance de objetivos.


  1. DA AVALIAÇÃO (RESUMO)

A arte da guerra implica cinco fatores principais: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando, a disciplina. Esses são os princípios necessários para seguir aptos a marchar dignamente á frente dos outros.

Um dos princípios que é destacado é a disciplina, pois possuir a arte de ordenar as tropas, não ignorar nenhuma das leis e hierarquias e fazer com que sejam cumpridas com rigos, conhecer diferentes caminhos que levam ao mesmo lugar, ou seja a soma de tudo isso constitui uma doutrina que é essencial perante ao general.

Os cincos princípios estabelecidos, é o caminho para a vitória, porém devem ser respeitadpos e cumpridos.

Baseados nesses cinco princípios são traçadas as estratégias para a vitória. O conhecimento desses princípios farão que prevejas os momentos mais propricios, pois o tempo e o espaço devem conjugar-se para orientar o movimento e os itinerários das tropas cujas marchas regularás com precisão.

Jamais comeces ou termines uma campanha fora do momento azado. Conheca o ponto forte e o fraco tanto dos que forem confiados a teus cuidados quanto dos inimigos. Obtenha conhecimento da quantidade e o estado em que se encontram as munições e os viveres dos dois exércitos. Distribua recompensas com liberdade, mas tenha critério, não poupe castigo quando necessário.

Conquiste teus soldados, através de suas virtudes e tuas capacidades, pois eles vão te servir tanto por prazer quanto por dever, eles espelharam nos teus exemplos, e farão tudo para assegurar o mais glorioso sucesso.

Seja ciente de suas capacidades e limitações, respeite os povos vizinhos pois desta forma eles virão espontaneamente juntar-se aos estandartes do príncipe que serves, para viver sob suas leis, simplesmente para obter proteção.

Saiba aproveitar as falhas dos inimigos para atrair os descontentes ao teu campo. É preciso conhecer o inimigo, se ele formais forte não se pode ataca-lo, é preciso estuda-lo, as fraquezas e as capacidades de ambos, exitem ocasiões em que será necessário se rebaixar e outras que simila-ras medo, finguir ser fraco para os inimigos vim atacar em hora errada, s sem estratégia, para que eles sejam surpreendidos e derrotados vergonhosamente.

Toda campanha militar repousa na dissimulação. Finge desordem. Atiça sua raiva para melhor mergulha-lo “na confusão”.

Não arrisque tudo no inicio do combate, negligenciando a estratégia vitoriosa, e fazer com que o destino de tuas armas dependa de única batalha!

Quando o inimigo estiver unido, divide-o. Ataca-o, quando ele estiver despreparado. Irrompe onde ele menos espera.

Estes são os métodos de SUN TZU, para obter a vitória, pois sem estratégias / cálculos, não existe vitória.

2.1 DO COMANDO (RESUMO)

Na guerra é necessário estratégias do inicio ao fim da batalha, é preciso saber o momento de atacar direto o inimigo. Não tenha medo, não adie o momento do combate, nem esperes que tuas armas se enferrujem e o fio de tuas espadas se embote. A vitória é o principal objeto da guerra.

Trate de tomar uma cidade, e não deixe as tropas ficarem muito tempo em campanha, pois está correndo riscos, ataque apenas uma vez e que seja o golpe mortal, pois quem domina a arte militar não ataca duas vezes.

Poupe seus suprimentos, abrevie as campanhas para pervinir grandes desastres. Encontre meios de irritar seu inimigo para que eles caiam em armadilhas, faça com que seus soldados de vez enquando saqueiam as tropas inimigas levando equipamentos e tudo que lhe podem ser útil.

Quando suas tropas yiver tomado do inimigo mais de dez carros, recompense-os tanto os que conduziram a operação quanto os que a executaram.

Trate de seus prisioneiros, alimente-os como se fosse próprios soldados, desta forma transparecerá que eles estão melhor sobre seu comando do que em seu próprio compo. Desta forma o conquistará para suas tropas e te deixará mais forte.

Seguindo estes passos será o caminho do sucesso, pois além de vencer, poupará a vida de teus soldados, acrescentando novos.

Na guerra o essencial é a vitória e não campanhas prolongadas.

2.2 DA ARTE DE VENCER SEM DESEMBAINHAR A ESPADA (RESUMO)

Antes de se pensar em sitiar cidades ou ganhar batalhas é preciso conservar seu domínios e todos os direitos do príncipe que serves. Deve ocupar as cidades iminigas e perturba-los nas hipóteses nas desfavoráveis aos mesmos, porem é necessario assegurar a tranquilidade da sua cidade e seu próprio país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (294.2 Kb)   docx (119.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com