TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilizando tecnicas administrativas do livro Arte da Guerra

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC[pic 1]

TRABALHO INTERDICIPLINAR

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

                                                                              Apresentação do trabalho Interdisciplinar

                                                                                         com base na leitura do livro Arte da Guerra,

                                                                                       com fins de relacionar o livro a

                                                                                        Administração moderna e o cotidiano das                                                                                            

                                                                                        pessoas.

                Orientadora

Professora

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        UTILIZANDO O CONTEXTO DO LIVRO A ARTE DA GUERRA NA ADMINISTRAÇÃO MODERNA        

3.        A ARTE DA GUERRA NO NOSSO COTIDIANO        

4.        CONCLUSÃO        

5.        BIBLIOGRAFIA        

  1. INTRODUÇÃO

O livro A Arte da Guerra, foi escrito por Sun Tzu, um general chinês que se especializou em estratégias militares. Apesar de ter sido escrito há 2500 anos, os ensinamentos e os conceitos são utilizados até o dia de hoje. 

Nesta obra Sun Tzu ensina várias táticas e planejamentos que devem ser utilizados para se vencer uma batalha. São técnicas, que se aplicadas corretamente, podem fazer um exército de poucos soldados vencerem um exército maior. A arte da guerra é baseada em cinco fatores: Doutrina, Tempo, Terreno, Mando e Disciplinas. Para prever o resultado de uma guerra é necessário compararmos dois lados e avaliar suas forças e fraquezas.

Palavras de Tzu: “Para conseguir que a força de seu exército seja semelhante a de uma pedra de moinho chocando-se contra um ovo, utilize a ciência dos pontos fracos e pontos fortes” Apesar de o livro ser voltado para as estratégias de guerra, podemos transportar todos os seus conceitos para o mundo corporativo. Fazendo uma analogia, o campo de batalha seria o mercado, o inimigo seria a concorrência, e o seu exército seria a sua empresa. O estudo de forças e fraquezas pode ser traduzido na análise SWOT (Strengths,Weaknesses,Opportunities,Threats) em português quer dizer (estudo das Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), muito utilizada pelas empresas para mapear os seus concorrentes. 

Em suma, Sun Tzu prova que a inteligência vence a força. Para vencer ou sobreviver em um mercado altamente competitivo, uma empresa necessita estudar seus inimigos (concorrentes), mapear suas forças e fraquezas, além de conhecer totalmente o seu terreno (mercado).

  1. UTILIZANDO O CONTEXTO DO LIVRO A ARTE DA GUERRA NA ADMINISTRAÇÃO MODERNA

“Sun Tzu disse: a guerra é de vital importância para o Estado; é o domínio da vida ou da morte, o caminho para a sobrevivência ou a perda do Império: é preciso manejá-la bem. Não refletir seriamente sobre tudo o que lhe concerne é dar prova de uma culpável indiferença no diz respeito à conservação ou à perda do que nos é mais querido, e isso não deve ocorrer entre nós.”

Há cinco fatores fundamentais, que fazem comparações entre diversas condições, com vistas a determinar o resultado da guerra. “Esses fatores é a doutrina; tempo, terreno, mando e disciplina.”

 A doutrina significa aquilo que faz com que o povo esteja em harmonia com seu governante, de modo que o siga onde esse for, sem temer por suas vidas, nem de correr qualquer perigo. Relacionando a administração: é o funcionário que não questiona ao seu administrador, aquele que faz o que é preciso, conflita entre o possível e o impossível para atingir a meta do seu superior.

O tempo significa o Ying e o Yang, à noite e o dia, o frio e o calor, dias ensolarados ou chuvosos e a mudança das estações. Relacionando a administração: ser flexível a qualquer mudança, tanto no seu cargo, como no seu espaço físico de trabalho. A mudança de início não é bem vinda.

O terreno implica as distâncias, e faz referência onde é fácil ou difícil deslocar-se, se é em campo aberto ou lugares estreitos, e isto influência as possibilidades de sobrevivência. Relacionando a administração: direcionar o local certo para instalar o espaço físico observando criteriosamente cada ponto negativo ou positivo, levando em consideração, a adaptação da sua empresa, a locomoção de mercadorias e funcionários dentre outros.

O mando há de ter como qualidades: sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem e disciplina.

“A disciplina há de serem compreendidas como a organização do exército, as graduações e classes entre os oficiais, a regulação das rotas de mantimentos, e a provisão de material militar ao exército”. Relacionando a administração: gerenciar não é uma tarefa fácil, porém pesquisa interna para um planejamento amplo e flexível é de suma importância para estruturar a organização dos departamentos de uma empresa. 

"Faço o inimigo ver minhas forças como fraquezas e minhas fraquezas como forças, enquanto transformo suas forças em fraquezas e descubro onde ele não é forte... Escondo meus rastros de modo que ninguém consiga me ouvir.”
(VI. 9 Ho Yen-hsi).

Conhecer os pontos fortes e fracos do concorrente é essencial para se alcançar a maior parte do mercado, mas não podemos deixar de se preocupar com nossas possíveis fraquezas, pois a qualquer momento pode-se ser surpreendido com um ataque.

No mundo dos negócios, adotar uma ‘‘estratégia de guerra’’ pode ser um grande passo para seu sucesso e de toda sua equipe. Assim como você está de olho em seus concorrentes, eles com certeza também estarão esperando a primeira oportunidade para dar um passo a sua frente. Uma linha de investimento no mercado deve ser planejada, qualquer evidência que for descoberta pode arruinar todo o planejamento, pois nenhuma organização entra em um ramo de mercado para perder. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com