TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Subsistema De Memorias

Ensaios: Resumo Subsistema De Memorias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  1.711 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO – SUBSISTEMAS DE MEMÓRIA

Na teoria a memoria é simples de ser explicada, a memoria seria como um “deposito” onde se armazena produtos, (dados ou informação), para recupera-la posteriormente. Mas na pratica não é tão simples assim, a memória é mais complexa, ou melhor, as memorias por não ser possível usar apenas um tipo de memoria, é necessário um sistema ou “subsistema” que interliga e integra as memorias com os objetivos acima citados “armazenar e recuperar”.

As memorias podem ser volátil e não volátil , memoria volátil não salva os dados na falta de energia elétrica enquanto as não volátil sim. temos como exemplo de memoria volátil os registradores, memoria cache e memoria primaria, as não volátil são memorias segundarias como HD, CD e pen drives.

A necessidade do uso de varias memorias ocorre devido a vários fatores relevante, como o constante aumento de velocidade do processador que dobra a cada 18 meses, enquanto o aumento de velocidade da memoria principal não acompanha esse ritmo, ficando em cerca de 10% ao ano, ou seja, para um computador utilizar apenas uma memoria esse crescimento teria que ser na mesma proporção, para que o processador não ficasse esperando a transferência de dados da memoria. outros fatores são o aumento dos programas e volume de dados que devem ser armazenados e manipulados pelos novos sistemas.

O aumento proporcional de memoria/processador não se da devido ao alto custo dessa memoria tornando inviável. para diminuir o custo os novos computadores usam o subsistema de memoria que obedecem uma hierarquia.

Registradores - uma memoria que vem dentro do processador e devido a sua tecnologia de fabricação sua velocidade e seu custo são muito elevados e capacidade de armazenamento menor que a das outras memoria.

Memoria cache - memoria que faz a comunicação entre registradores e memoria principal com velocidade e preço reduzido com relação aos registradores, mas ainda mais rápida e mais cara que a memoria principal.

Memoria principal – esse e o dispositivo onde os programas e seus dados serão armazenados e executados para que a UCP busque instrução por instrução para executa-las. A memoria principal e construída com elementos cuja velocidade operacional e custo que se situa abaixo das memoria cache, embora seja muito mais rápida que a memoria secundaria, sua capacidade de armazenamento fica acima da cache e abaixo da secundaria.

Memoria secundaria – na base da pirâmide a hierarquia de memoria encontra-se um tipo de memoria com maior capacidade de armazenamento do que os outros já descritos, menor custo e com tempo de acesso superior. Tem como objetivo garantir um armazenamento mais permanente aos dados e programas do usuário, razão por que deve ter maior capacidade que memoria principal. Pode ser encontrados diferentes tipos de dispositivos, alguns diretamente ligados ao sistema para acesso imediato caso do HD, e outros que podem ser conectados quando desejado ( pen drive, HD externos e CD).

Veja abaixo pirâmide representativa:

Figura 5.4 hierarquia de memoria, fonte: livro introdução a organização de computadores (Mario A. Monteiro)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com