TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Trt

Artigos Científicos: Resumo Trt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  9.142 Palavras (37 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 37

Engenharia de Requisitos

É o uso sistemático de princípios, técnicas, linguagens e ferramentas comprovadas para análise, documentação, evolução continuada das necessidades dos usuários e especificação do comportamento externo de um sistema para satisfazer as necessidades do usuário, que sejam efetivas em termos de custos. Visa, principalmente, o entendimento escrito do problema.

Algumas considerações importantes:

• é uma abordagem sistemática, ou seja, constituída por um conjunto de processos estruturados para extrair, validar e manter os requisitos de um sistema;

• composta principalmente por atividades de Análise (identificar) e Documentação (validar); e

• constitui a ponte entre a comunicação com o cliente, a documentação gerada, o projeto e o desenvolvimento.

No centro da atividade de gerenciamento de requisitos está a rastreabilidade. Esta é definida como a habilidade de se acompanhar a vida de um requisito em ambas as direções (por exemplo: partindo de requisitos e chegando a projeto ou, partindo de projeto e chegando a requisitos) do processo de software e durante todo o seu ciclo de vida.

Para implementar a rastreabilidade, usualmente é confeccionado em conjunto com a especificação de requisitos um artefato chamado matriz de rastreabilidade, que tem como objetivo mapear os rastros dos requisitos descritos na especificação.

Os rastros dos requisitos podem ser de dois tipos:

•Pré-rastreabilidade: os rastros (artefatos: plano de negocio, atas de reunião com o usuário) que fundamentaram a criação do requisito.

•Pós-rastreabilidade: os rastros (artefatos: código, documentos) que se formaram a partir do requisito criado.

Gerência de Qualidade de Requisitos

Segundo o padrão IEEE 830, devemos considerar alguns critérios de qualidade ao trabalharmos com requisitos:

• Correção: um documento de requisitos é considerado correto se todos os requisitos representam algo que deve estar presente no sistema que está sendo desenvolvido, ou seja, os requisitos reais do usuário devem coincidir com os requisitos identificados. Esta não é uma tarefa trivial e parte de seu sucesso está associada a uma boa atividade de validação dos requisitos.

• Não ambiguidade: um conjunto de requisitos é não ambíguo quando somente pode ser interpretado por todos os envolvidos em um projeto de uma única maneira.

• Completude: um conjunto de requisitos é dito completo quando descreve todas as demandas de interesse dos usuários. Estas demandas incluem requisitos funcionais, de desempenho, restrições, atributos e interfaces externas.

• Consistência: um conjunto de requisitos é dito consistente se nenhum subconjunto destes requisitos entra em conflito com os demais requisitos do sistema.

• Verificabilidade: um requisito é verificável se existe uma forma efetiva, em termos de tempo e custo, para que pessoas ou ferramentas indiquem se um sistema cumpre o requisito (IEEE). Em quase todas as situações, é difícil provar de forma conclusiva que um requisito é cumprido por um software. Entretanto, escrever bem o requisito pode ajudar a aumentar a confiança na avaliação.

• Modificabilidade: um conjunto de requisitos é modificável quando seu estilo e estrutura é tal que as alterações podem ser realizadas de forma simples e consistente com os demais requisitos.

Fundamentos e características de sistemas baseados na tecnologia workflow

Workflow é definido como uma coleção de tarefas organizadas para realizar um processo de negócio. Uma tarefa pode ser executada por um ou mais sistemas de computador, por um ou mais agentes humanos, ou então por uma combinação destes. Workflow define a ordem de execução e as condições pelas quais cada tarefa é iniciada.

Os objetivos de workflow são de simplificar, agilizar e dar maior segurança às comunicações, melhorar a criação cooperativa de produtos de trabalho (documentos, especificações, projetos e códigos), realizar uma divisão mais eficaz do trabalho e uma contribuição mais oportuna ao seu processo, alertar membros do grupo quanto à ocorrência de importantes eventos e mudanças, melhorar o processo de tomada de decisão.

Sistemas de Gerenciamento de Workflows (SGWs) são, em geral, ferramentas colaborativas e provêem a automação procedimental de workflows, gerenciando a seqüência de atividades de trabalho e chamando ou invocando os recursos humanos e/ou eletrônicos apropriados, que são associados com as várias atividades que compõem o processo. SGWs definem, gerenciam e executam completamente workflows, através da execução de software baseada em uma representação da lógica ou modelo (dados, operações e regras) do workflow no computador.

Os sistemas de workflow possuem um conjunto relativamente comum de funcionalidades:

• Roteamento de Trabalho: Predefinição da sequencia em que as atividades são executadas.

• Invocação Automática de Aplicativos: Uma vez que o participante do workflow tenha recebido, através do gerenciador da lista de trabalho, as atividades que deverá realizar, o aplicativo adequado pode ser invocado automaticamente, através do sistema de gerência de workflow (WFMS).

• Distribuição Dinâmica do Trabalho: Determinação do participante que irá executar cada atividade. Essa escolha pode ser feita, automaticamente, pelo próprio WFMS ou manualmente, por um usuário.

• Garantia de Integridade do Processo: O uso de um WFMS garante que as regras do processo não serão desrespeitadas, e que a ordenação das atividades será seguida.

• Manipulação Eletrônica de Documentos: As desvantagens da utilização de registros em papel são bastante conhecidas: dificuldade de garantir consistência e regras, dificuldade de armazenamento, pesquisa extremamente lenta, utilização monousuário, entre outras.

Arquiteturas de sistemas workflow

Ad Hoc: Workflows do tipo Ad Hoc suportam definição rápida e execução de modelos de processos menos complexos envolvendo coordenação humana, elaboração ou co-decisão. A arquitetura Ad Hoc opera em atividades que não permitem a previsibilidade das atividades a serem seguidas, mas que apresentam objetivos a serem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com