TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Gerenciamento de Recursos

Por:   •  12/3/2019  •  Dissertação  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE SALVADOR

JOÃO CHAVES

GESTÃO DE PROJETOS

RESUMO GERENCIAMENTO DE RECURSOS

SALVADOR

2018

Conforme o PMBOK, o gerenciamento dos recursos do projeto inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para o sucesso do projeto. Esta área da gestão aborda todos os recursos do projeto, incluindo a equipe, os materiais, equipamentos e toda a infraestrutura necessária.

Inicialmente, tem-se a gestão dos recursos humanos que é responsável por formar a equipe ideal que irá executar o projeto. Para isso, os seguintes processos são necessários: planejar o gerenciamento dos recursos humanos, mobilizar a equipe do projeto, desenvolver a equipe do projeto e gerenciar a equipe do projeto.

Em seguida, tem-se a gestão do tempo, em que, as ferramentas e técnicas de gestão do tempo são aplicadas seguindo os seguintes processos: definir as atividades, definir a sequência das atividades, realizar estimativa de recursos e duração das atividades, determinar e controlar o cronograma.

Os custos também são tratados na gestão de recursos, sendo assim, a gestão de custos é aplicada no planejamento, estimativa, gerenciamento e controle dos recursos financeiros do projeto. Os processos que devem ser seguidos são: planejar o gerenciamento de custos, estimar os custos, elaborar orçamento do projeto e controlar os custos monitorando o fluxo de pagamento.

Uma boa comunicação é um dos pilares para o andamento e sucesso do projeto. Logo, a gestão de comunicações, faz-se presente para garantir uma comunicação prática e eficiente entre as partes envolvidas. Entretanto, é necessário que o gerente de projeto demonstre polivalência para se adaptar as distintas maneiras de se comunicar e apresentar certas habilidades, por exemplo, escutar ativa e atentamente, questionar e validar, desenvolver a equipe, gerenciar a expectativa e entre outros.

Por fim, tem-se a gestão de aquisições, que trata da disposição dos recursos e se existe necessidade de contratação de um terceiro. Deve-se decidir o que irá comprar e analisar a viabilidade da compra (mão de obra, fornecedores, necessidade de recursos externos, organização, documentação e etc.).

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (25.3 Kb)   docx (212.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com