TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Sociologia - Comte, Émile, Weber e Marx

Por:   •  31/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 4

O que é sociologia ?

Segundo o dicionário a sociologia pode ser definida como a ciência dos fenômenos sociais, que tem por objeto quer a descrição sistemática de comportamentos sociais particulares (sociologia do trabalho, sociologia religiosa etc.), quer o estudo dos "fenômenos sociais totais", que visa a integrar todo fato social no grupo em que se manifesta, e que tem como método a observação (análise objetiva, sondagens estatísticas etc.) e a constituição de modelos descritivos de origem matemática. De uma forma mais simples, a sociologia busca interpretar os fenômenos sociais, procurando refletir sobre eles e tentando explicá-los por meio de certos conceitos, técnicas e métodos. Seu campo de estudo é toda a organização da sociedade e tudo o que acontece com seus integrantes.

Augusto Comte

Nascido em Montpellier, França, Augusto Comte foi o criador da filosofia positiva, por meio da qual buscou realizar um projeto de fiscal social, ou, como ele mesmo chamou, um projeto de sociologia. Sua “teoria positiva” partida do princípio de que os homens deveriam aceitar a ordem existente, não devendo contestá-la. Ao ser humano caberia “revelar” o mundo, não existindo a possibilidade de mudá-lo. Sendo assim, o objetivo da sociologia seria o de definir “o que a sociedade é”, e não “o que ela deveria ser”. Suas principais obras foram :

- Opúsculos de Filosofia Social (1816-1828)

- Curso de filosofia positiva, (1830-1842)

- Discurso sobre o espírito positivo (1848)

- Discurso sobre o conjunto do Positivismo (1851)

- Sistema de política positiva (1851-1854)

- Catecismo positivista (1852)

- Apelo aos conservadores (1855)

- Síntese subjetiva (1856)

- Correspondência (1816-1857)

Émile Durkheim

Durkheim nasceu em 15 de abril de 1858, na cidade de Épinal, na região francesa da Alsácia-Lorena. Formou-se na Escola Normal Superior de Paris em 1882. Lecionou filosofia nos liceus de Sens, Saint-Quentin e Troyes entre 1882 e 1885. Em 1887, aos 29 anos de idade, tornou-se responsável pela cátedra de sociologia na Universidade de Bordéus, onde começou a escrever algumas de suas obras. Em 1902, de volta a Paris, foi nomeado assistente na cadeira de Ciências da Educação e, em 1910, transformou-a em cadeira de sociologia. A sociologia de Durkheim tem como objeto de estudo os fatos sociais, por meio dos quais é possível apreender o que é uma sociedade. Essa preocupação tem origem no positivismo, pensamento social atuante na França do século XIX, que procurou estudar a sociedade da mesma forma como ocorre nas ciências naturais. Entre as principais obras desse importante sociólogo estão:

- As regras do método sociológico

- Da divisão do trabalho social

-O suicídio

- As formas elementares da vida religiosa

Max Weber

Nascido em 21 de abril de 1864, na cidade de Erfurt, Alemanha, Max Weber foi o primogênito de oito filhos. Teve uma forte criação protestante por parte de sua mãe. O pai foi jurista e político. Mudou-se para Berlim, com a família, em 1869. Entrou na faculdade de Direito de Heidelberg em 1882, mas, no ano de 1883 interrompeu os estudos para prestar um ano de serviço militar em Estrasburgo, retomando a atividade estudantil no ano seguinte. Formou-se em 1888. Em 1891 escreveu sua tese História das Instituições Agrárias. Durante a Primeira Guerra Mundial, ocupou o posto de capitão do exército alemão, encarregado de administrar nove hospitais. Foi um dos redatores da Constituição da República de Weimar e assessor da delegacia  alemã, durante as negociações de paz em Versalhes. Faleceu em 1920.

        Weber acreditava que o conhecimento vinha da experiência, mas era inevitavelmente fragmentado e só poderia abordar um dos aspectos daquilo que chamamos de realidade. Assim ele raciocinava que as ciências humanas, no caso específico a sociologia, não poderiam ser estudadas ou ser comprovadas como a física, a química ou mesmo a matemática. Essas ciências conseguem demonstrar uma relação de causa e efeito, quando estudam os seus respectivos objetos de estudo. O verbo mais correto para o ofício do sociólogo não é entender ou estabelecer uma relação de causa e efeito, e sim compreender. Dentre seus livros, destacam-se:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (162.7 Kb)   docx (57.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com