TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Critico Sociologia da Educação Weber

Por:   •  30/8/2021  •  Resenha  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Comentário Critico

Professor: Matheus Faleiros

Valor:   4  pontos

Aluno: Rone César da Silva Fonseca

NOTA

Curso: Licenciatura em Física

Turno: Noturno

Data:     20/07/2021

Através de sua visão particular sobre as ciências sociais e como estas tendem a ter seus trabalhos enviesados pelas crenças, valores e historicidade de sua pesquisadores, Weber descreve uma sociedade um pouco diferente de Marx e muito diferente de Durkheim. Para Weber não se pode tratar as relações interpessoais entre os indivíduos, fatos sociais para Durkheim, como coisas, pois deferentemente das coisas, que geralmente tem o mesmo significado para todas a pessoas, os fatos sociais podem possuir inúmeras interpretações, as quais são dadas por pelos indivíduos e seus contextos históricos.

Nesse sentido Weber destaca que a sociedade só pode ser descrita e analisada em pequenas partes, as quais ele da o nome de ações sociais, essas ações sociais são como os fatos sociais de Durkheim, porem ele descreve que a ação social é uma ação de um individuo ou grupo, que é racionalizada com um determinado fim. Essa racionalização é a analise que o individuo faz dos custos e benefícios de realizar a ação para atingir o fim que ele deseja. É importante ressaltar que a racionalização do indivíduo sempre leva em conta os outros indivíduos presentes no convívio em comunidade. Assim viver em comunidade é comportar-se com base na expectativa de que os outros indivíduos se comportem da mesma forma.

        Isso significa que apenas os indivíduos são capazes de comportamentos que a presentão algum sentido ou racionalidade, isso vai totalmente de encontro a teoria de Durkheim que defende uma sociedade orgânica. Para Weber as ações e comportamentos dos indivíduos é que criam as regras e são influenciadas por elas. Logo as regras sociais influenciam o agir dos indivíduos, assim como são resultado do próprio agir dos indivíduos ao longo do tempo.

Para Weber, as ações sociais individuais tornam-se comportamentos e expectativas em comunidade, depois se tornam regras em sociedade, até se institucionalizarem em associações ou estados, obrigando através do conceito de legitimidade ou de meios coercitivos, que o indivíduo se comporte segundo o consenso social. A respeito disso Weber descreve o conceito de dominação, e ela pode ocorrer de três formas:

Dominação pelo carisma e pela tradição, pode ser dotes divinos ou educação, como acontece na dominação da igreja e dos líderes populistas.

A dominação pelo direito racional, é a base da sociedade moderna, é garantida pela hierarquia e pela burocracia, o líder domina através de uma legalidade institucional.

Nesse modelo de estado dominado pela legalidade e pela racionalidade, os indivíduos são treinados e orientados politicamente para exercer funções específicas dentro do próprio Estado. Assim na formação do homem racional, na qual não há o espaço para fantasia dei para o sobrenatural desígnios de Deus e dos imperadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com