TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre a apple

Por:   •  4/7/2015  •  Resenha  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 8

a) Quais foram as trajetórias das inovações tecnológicas no setor dos computadores pessoais (PCs) e como co-evoluíram em relação às oportunidades de demanda nos últimos 30 anos?

R: A evolução dos PCs ao longo dos anos sofreu várias reviravoltas e ciclos de readaptação por parte dos fabricantes aos usuários que com o passar dos anos foi ficando cada vez mais exigente e exigindo PCs com capacidade de executar leques cada vez maiores de funções em um só aparelho. A concorrência entre as fabricantes de PCs também teve suma importância nesse processo de evolução tecnológica no qual as empresas buscavam atender cada vez melhor as exigências dos clientes, não apelando somente para o desempenho dos PCs, mas também usando do design para conquistar consumidores para aparência de seus aparelhos e fazendo que assim eles se predisponham a pagar uma quantia maior pelos mesmos. Nessa disputa acirrada pelos consumidores as empresas tiveram que se adaptar a novas tecnologias para conseguir se manter no mercado, como a Apple sofreu muito em manter seu sistema operacional fechado enquanto suas concorrentes utilizavam um SO aberto a desenvolvedores o que trazia vários benefícios aos consumidores finais de PC’s que tinham acesso a um grupo muito restrito de programas caso optassem ter um PC da Apple, com isso a Apple deixou de ser líder de mercado e teve que se adaptar ao mercado fazendo com que se SO deixasse de ser tão limitado e criando novos atrativos que fizessem os clientes optassem novamente pelos seus PCs. Em todo esse processo várias inovações foram criadas, desde o aumento abrupto do desempenho dos PC’s, assim como a diminuição de suas dimensões e de seus componentes e a criação design atrativo nos aparelhos.  

b) Quais foram os eventos importantes que marcaram as transições no setor de PCs? Quais foram seus resultados ou consequências?

R: Inicialmente a criação de um sistema operacional aberto a desenvolvedores foi um evento muito importante que mudou totalmente o domínio do mercado de PC’s, em seguida acredito que a identificação do rendimento claramente superior dos processadores Intel também foi um acontecimento que marcou já que a mesma se mantem dominante no mercado até os dias de hoje fazendo com que todas as fabricantes de PC’s utilizem seus processadores por serem de grande confiabilidade e ter um grande apelo pela mesma por parte da exigência dos clientes, logo em seguida a necessidade dos consumidores de terem uma facilidade de transportar seus PC’s fez com que surgisse os computadores portáteis, os notebooks permitem a utilização do computador pessoal em lugares que não eram possíveis com Desktops além da possibilidade do transporte fácil do notebooks e de apresentarem dimensões muito inferiores ao computadores de mesa, outro evento de grande impacto nesse mercado foi o surgimento do Windows XP que por muitos é considerado como o melhor SO desenvolvido e que revolucionou totalmente o mercado de SO com sua interface simples e ao mesmo tempo bonita e de grande desempenho. Anos depois aos notebooks houve o surgimento dos netbooks, estes por sua vez eram computadores portáteis com dimensões ainda menores que foram febre por um breve período pois suas especificações eram bem limitadas devido ao seus tamanho e preço relativamente acessível e a última mudança no mercado de PC’s são os mais recentes ultrabooks, com especificações e desempenho de ponta, além do design refinado e dimensões reduzidas. Com todas essas mudanças no mercado de PC’s a cada dia que se passa mais pessoas tem acesso a um computador pessoal, e suas mudanças de desempenhos, formas e dimensões faz com que os consumidores mais assíduos busquem sempre que possível estar com um PC mais de ponta, fazendo com que esse mercado tenha uma rotatividade.

c) Quais são os principais nichos de negócios no setor de PCs atualmente, e como evoluíram nos últimos anos?

R: Atualmente os PCs são utilizados para as mais variadas tarefas, acredito que seus principais nichos de negócios possam ser separados em 3 grandes grupos, são eles: usuários domésticos, empresas e usuários de grande desempenho. Os usuários domésticos consistem naqueles que utilizam o PC para acesso à internet, efetuar pesquisar e estudos, utilização de softwares mais simples que exigem pouco da máquina, já as empresas exigem PCs mais poderosos que possam rodar softwares mais pesados que necessitam de um desemprenho maior da máquina e por último os usuários de grande desempenhos que podem ser domésticos ou empresariais que necessitam de PCs com desempenho de ponta, seja para desenvolver e rodar software de alta complexidade, desenvolver e rodar games de ponta em alta qualidade, já que atualmente a indústria dos games vem crescendo muito nos últimos anos. Ambos os 3 nichos vem crescendo muito nos últimos anos e sua tendência é crescer a cada dia mais, até que surja uma tecnologia capaz de tornar o PC um aparelho obsoleto.

d) Como a Apple se posiciona atualmente no mercado? Explique em termos das competências essenciais e capabilidade que permitem diferenciar sua oferta.

R: Acredito que a Apple se posicione atualmente no mercado como uma empresa de ponta do setor tecnológica que tem a fidelidade dos seus clientes e está sempre a frente da necessidade dos seus clientes. A Apple foi capaz de se por no topo das empresas de tecnologia devido a sua grande diferença das outras marcas, e sabendo fazer essa diferença ser uma vantagem. O design diferenciado juntos com a segurança e confiabilidade de seus aparelhos tem sido a chave do sucesso da empresa que investe muito mais que seus concorrentes para aprimorar e desenvolver designs e tecnologias antes que seus clientes venham cobrar essas melhorias, e outro grande diferencial da Apple é sempre buscar otimizar ao máximos seus aparelhos,  fazendo assim com que eles tenham desempenhos similares ou até mesmo melhores do que seus concorrentes mesmo com especificações teoricamente piores. O grande foco na integração das partes dos aparelhos da Apple é seu grande diferencial, e ela sempre busca interligar seus produtos, isso faz com que um cliente com apenas um produto da Apple acabe aderindo aos seus demais produtos devido a melhor desempenho e maior agregação de valor para seu consumidor e principalmente a confiabilidade de seus produtos, que se comparados com os concorrentes apresentam um número de falhas e defeitos inferior, e por ter um SO próprio apresentam um nível de segurança maior aos seus usuários.

e) De que maneira as competências e capabilidade (citadas no item "d") da Apple podem ser relevantes para potenciais usuários ou clientes, e como essa dinâmica poderá mudar ao longo do tempo?

R: Acredito que a Apple tem um grande potencial para conquistar novos usuários, pois ao estar sempre buscando desenvolver novos produtos que tenham um grande apelo visual como também um desempenho de ponta, além de seus aparelhos serem conhecidos pela sua segurança e confiabilidade, e nos dias de hoje estamos utilizando os smartphones e PCs cada vez mais para atividades que envolvem trabalho e dinheiro de forma direta, logo com  as crescentes ameaças de crimes digitais acredito que os usuários destes tipos de aparelhos vão buscar produtos que lhe oferecem mais segurança e atualmente vejo a Apple como a empresa que se apresenta mais consistente nos sentidos de confiabilidade e segurança de seus aparelhos devido a ótima integração dos componentes de seus aparelhos e seu SO desenvolvido pela própria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com