TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos Sólidos Industriais

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 7

RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS

  1. INTRODUÇÃO

Através de ações do homem, as indústrias aumentam cada vez mais, em função do mercado, aumentando assim o número de resíduos sólidos gerados, o que faz ser necessário um plano de gerenciamento eficiente è um armazenamento, transporte e disposição adequada ou pode se pensar também na reciclagem como uma maneira correta de se tratar os resíduos, diminuindo assim os gastos com matéria-prima e minimização a poluição.

É essencial que se conheça os processos nos quais os resíduos foram submetidos e as suas características para que não sejam dispostos nem armazenados de maneira correta; pois esses resíduos quando em contato com o meio ambiente pode contaminar o solo, águas subterrâneas, águas superficiais, a fauna, a flora, como também ser prejudicial a saúde humana

Hoje no Brasil existem legislações no qual empresas tem que seguir para garantir que seus resíduos terão uma destinação correta, e não trará danos ao meio ambiente é a população, onde a disposição dos resíduos sólidos e um dos fatores que mais preocupam as empresas, pois se não seguido corretamente à empresa pode ser multada.

A preservação do meio ambiente é vital para os seres vivos, assim como a qualidade de vida esta ligada também a industrialização, portanto usar com  cautela os recursos naturais e a redução dos resíduos gerados e a chave do equilíbrio entre desenvolvimento e meio ambiente.

O objetivo desse referencial teórico é mostrar opiniões de autores a respeito de diversos estudos sobre resíduos industriais como: classificação, tratamento e a disposição final adequada.

  1. DEFINIÇÃO 

 Segundo a lei 12.305 de 02 de agosto de 2010, art.3º, inciso XVl da constituição federal  resíduos sólidos são:

Todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível.        

Após a realização de atividades industriais como qualquer atividade humana há geração de resíduos, o seja matérias que não tem mais utilidade para nós ou para a indústria e precisa ter um descarte adequado ou pode virar novamente matéria prima para outras indústrias, e assim ser gerado um novo produto derivado de um determinado resíduo sólido (FLOHR et al., 2004).

  1. GERENCIAMENO

Segundo a Lei nº 12.305, inciso X, artigo 3º que diz sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos o gerenciamento de resíduos sólidos é:

          Conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transborda, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, exigidos na forma desta.

Ao longo do tempo e da industrialização, o comercio ocasionou muito conforto para a sociedade aumentando seu padrão de vida; no entanto a produção de derivados de petróleo, a mineração e o beneficiamento dos minerais, a extração da celulose para produção de papel, como também indústrias de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, moveleira além da indústria hospitalar produzem quantidades gigantes de resíduos diariamente que dependendo da sua origem pode apresentar toxidade ou não apresentarem risco algum ( SEGeT’, 2005).

De acordo com Tondowski (1998), à empresa que possui um plano de gerenciamento ambiental faz de forma adequada o tratamento ou reciclagem dos resíduos que são gerados, embora venha trazer um custo adicional à empresa. A empresa que possui um plano de gerencia dos seus resíduos faz a diferença no mercado e cria um diferencial para a empresa, assim criando vantagens e benefícios justificando assim os custos que o tratamento gera.

  1. Armazenamento

O armazenamento dos resíduos deve ser feita de forma adequada, sendo feita a identificação de cada resíduo e feita à armazenagem em contêineres, volumes menores pode ser armazenado em tambores, tanques ou a granel. Resíduos como lodos ácidos deve ser devidamente armazenados em contêineres plásticos, solventes em contêineres de aço; os resíduos devem ser armazenados de forma que os resíduos não tenha contato com o meio externo, evitando a contaminação do meio, para evitar que isso ocorra deve ser feito o monitoramento dos galpões de armazenagem (PHILIPPI JR., 2005).

  1. Transporte

O transporte deve ser feito por condutores que tenha qualificação para esse tipo de transporte. Os veículos devem possuir sinalização é isolamento e a rota conhecida e os caminhões inspecionados antes para garante a segurança do transporte. Resíduos devem apresentar documentação adequada, as exigências devem ser severamente cumpridas. O resíduo é de responsabilidade do gerador mesmo que ele contrate terceiros para realizar a disposição final (PHILIPPI JR., 2005).

  1. Tratamento

Segundo Philippi Jr (2005) o tratamento deve ser feito de acordo com as características de cada tipo de resíduos sólidos.

Exemplos de tratamento:

  • Reciclagem interna;
  • Reciclagem externa;
  • Tratamento físico-químico;
  • Incineração;
  • Coprocessamento;
  • Encapsulamento;
  • Landfarning e biopilhas.

  1. Disposição Final

De acordo com Toccheto (2005) o que determina a destinação final dos resíduos é a características de cada tipo que determinara. O local onde ira ser feita a disposição deve compor em sua estrutura canais para drenagem de lixiviados, o solo deve estar impermeabilizado evitando assim contaminação do solo e de águas subterrâneas, drenagens de gases, e deve ser feita a queima desses gases, evitando assim a poluição atmosférica, sempre ser feito também

o monitoramento dos aterros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (238 Kb)   docx (275.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com