TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reuso De Requisitos

Trabalho Universitário: Reuso De Requisitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 3

O reuso é visto pela comunidade de software como uma atividade fundamental em todos os processos relacionados com o desenvolvimento de software [Oliveira e Spínola, 2007] devendo sua utilização ser ampla e não só restrita ao reuso de código [Konda e Mandava 2010]. A reutilização de requisitos de software pode ajudar os engenheiros nas atividades de elicitação, análise, validação e documentação de requisitos e, como consequência, beneficiar-se com especificações de requisitos de maior qualidade [Robertons 2006].

Uma forma de reuso de requisitos é através da rastreabilidade entre requisitos pois, além do seu foco principal que é apoiar a análise de impacto (auxiliando na gestão de mudanças), também serve de apoio ao processo de reutilização dos artefatos. Para Wahono (2002), a reutilização baseada na experiência pode ser usada para identificar necessidades que uma solução deve satisfazer. Neste sentido, padrões proveem uma reutilização de alto nível que pode ser implementado em muitas linguagens e plataformas [Oliveira 2009]. De modo amplo, o reuso de padrões é feito através da identificação de um conjunto de padrões que servirão de núcleo para elaboração da análise do sistema. Sendo assim, os padrões de requisitos são vistos pela comunidade como uma abordagem viável de apoio a reutilização.

Para a implantação de um processo de reuso, é importante que se defina métricas para avaliar os resultados da implantação. As métricas de reuso podem ser classificadas como Economics Oriented Reuse Metrics and Models (EORM), Software Structure Oriented Reuse Metrics (SORM) e Reuse Repository Metrics (RRM). EORM avalia o impacto da implantação de reuso nas organizações, associados a retorno sobre o investimento. SORM avalia a implantação pelo lado técnico, avaliando o que e como está sendo reusado.

O RRM avalia características do repositório de reuso utilizado, como disponibilidade de serviço e quantidade de recursos disponíveis. Exemplos de métricas EORM são Custo Evitado pelo Reuso, Valor Agregado pelo Reuso e Retorno Sobre Investimento. Em SORM temos Nível de Reuso, Frequência de Reuso, Taxa de Reuso e Densidade de Reuso, entre outros. Métricas RRM podem incluir Taxa de Acesso, Quantidade de Artefatos e Taxa de Disponibilidade.

Dentre as diferentes formas de reuso de requisitos, um ponto central na maioria delas é o conceito de domínio. Acredita-se que aplicações dentro de um mesmo domínio possuem grande probabilidade de possuírem requisitos similares. Este tema será aprofundado no próximo capítulo.

A ferramenta SERS é uma ferramenta destinada a apoiar a elicitação e documentação de requisitos de software. O diferencial da ferramenta é prover funcionalidades específicas para o reuso de requisitos, provendo automaticamente sugestões de requisitos para reuso através de uma abordagem baseada na rastreabilidade entre requisitos e em padrões de requisitos.

Pode-se dividir as principais funcionalidades da ferramenta em 2 grupos:

• Funcionalidades básicas – inerentes a qualquer ferramenta da área de requisitos de software, a citar: (a) cadastro de usuário; (b) cadastro de projeto; (c) cadastro de interessados; (d) cadastro das seções do documento de especificação de requisitos; (e) cadastro de requisito de usuário; (f) cadastro de requisito de sistema; (g)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com