TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão Bibliográfica Armazenagem

Por:   •  15/5/2020  •  Bibliografia  •  2.070 Palavras (9 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 9

Para o estudo que se propõe, é de extrema importância definir conceitualmente armazenagem, ressaltar suas funções primordiais, caracterizar as unidades armazenadoras, expor as perspectivas de mercado do açúcar bem como sua caracterização em termos técnicos que é importante orientador dos requisitos de armazenagem.

2.1 ARMAZENAGEM

É de suma importância compreender o que é a armazenagem, quais suas funções, características relacionadas ao seu uso, sua localização, forma e suas etapas, posto que, segundo Ferreira (1998), trata-se de uma necessidade inerente à manutenção da humanidade.

2.1.1 Definição e generalidades

De acordo como Dicionário Houaiss (2001), armazenar significa “pôr em armazém; depositar, guardar”, “manter ou conservar em depósito”, “criar provisões”, enquanto que estocar seria “fazer estoque de (mercadoria); guardar, armazenar”. Há uma estreita proximidade semântica entre os termos, o que leva ao uso indiferente de “estocagem” e “armazenamento” na linguagem corrente. Entretanto, Brandão (1994, p. 86, p.191) especifica claramente o emprego de cada uma delas

ARMAZENAMENTO: Ato de armazenar; armazenagem. F: 21. Ato de guardar em armazém ou depósito um produto qualquer por um determinado tempo com toda segurança. F: 17. Termo usado para designar, genericamente, a guarda de merdadoria, com observância de, pelo menos, um mínimo de cuidados para se evitar ou reduzir perdas, independentemente de que esta guarda se realize em armazéns ou em silos. F: 22. Função mercadológica que compreende a guarda e proteção dos bens entre o momento de sua produção e o de sua venda final.(...)

ESTOCAGEM: Termo empregado às vezes como sinônimo de armazenamento, atribuindo-se-lhe, entretanto, sentido mais lato, abrangendo qualquer forma de retenção de mercadorias, inclusive através da prática de retardamento de colheitas. É utilizado também, com preferência, para designar guarda de mercadorias por períodos prolongados dada a conotação corrente da palavra estoque, da qual o termo deriva.

Assim, percebe-se que o termo “armazenamento” pressupõe especificamente a existência de um mínimo de requisitos de preservação do objeto armazenado, ao manter sua integridade quantitativa e qualitativa a níveis aceitáveis, enquanto que o termo estocagem tem um sentido mais amplo relacionado à guarda por um determinado período. De fato, essa característica de proteção associada ao armazenamento e à armazenagem é confirmada por Ferreira (1998) que define armazenar como “ato de guardar ou recolher a um armazém, em determinada localização, um certo item, por um período de tempo, garantindo a manutenção de suas características essenciais”.

Ainda, Brandão (1994, p. 86) define armazenamento como “o transporte da produção no tempo e no espaço”, dando um aspecto mais amplo e dinâmico ao termo, incorporando o fato de que muitas vezes um processamento é executado enquanto os objetos estão sendo armazenados, afastando armazenamento da simples concepção de guardar provisões.

2.1.2 Funções da armazenagem

Sasseron (1994a) citando Marino Júnior (1979), explicita que há dois grupos básicos de funções: as intrínsecas e as extrínsecas.

Funções intrínsecas são aquelas cujas funções estão relacionadas com a guarda e conservação do produto agrícola, são elas:

a) conservação da produção, com controle térmico e de umidade a fim de proteger as propriedades qualitativas do produto;

b) redução de perdas, com o emprego de métodos e técnicas que evitem a perda quantitativa;

c) estocagem de excedentes agrícolas, criando provisões para períodos de escassez.

Funções extrínsecas são as funções ligadas ao transporte e comercialização da produção agrícola, que são:

a) racionalizar transportes, pois o transporte instantâneo num curto período de tempo seria inviável, além de que unidades de armazenagem bem distribuídas e em número suficiente diminuem custos de transporte;

b) coleta de safras, pois a produção agrícola reunida pelas unidades coletoras bem localizadas é proveniente de vários produtores e proporciona um fluxo contínuo para áreas de consumo;

c) suporte da comercialização, já que pontos estratégicos de armazenagem facilitam a comercialização e o escoamento e a relação entre compradores e vendedores;

d) formação de estoques reguladores, que evitam alta generalizada dos preços nos períodos de baixa produtividade;

e) auxílio às políticas governamentais, a armazenagem auxilia o governo no tabelamento de preços mínimos, no incentivo ao incremento da produção.

Na literatura ligada à Logística, Gestão da Cadeia de Suprimentos, e Administração da Produção, as funções principais estão relacionadas ao ato de gestão de estoques e suas implicações no fluxo de materiais, custos e planejamento de atividades.

O armazenamento, ao criar estoques, pode ser útil para o alcance dos objetivos logísticos, destacando as seguintes funções da armazenagem: abrigo, protegendo e sendo o ponto de conciliação entre oferta e demanda; consolidação, que pela união de mercadoria de diversas fontes consegue-se diminuir o custo de transporte de maiores carregamentos; transferência e transbordo, relacionados ao atendimento de necessidades menores num raio de curta distância, ao se fracionar a quantidade armazenada; e agrupamento, em que se destaca a função de entregar nos depósitos, ao invés de aos clientes, as mercadorias. Também se afirma que a função dos estoques é reduzir custos e melhorar o atendimento ao cliente (BALLOU, 1993, 2001). Sob o aspecto logístico, há de se ressaltar que, apesar de o estoque ter custos, ele é capaz de diminuir custos relacionados a operações de outras atividades posteriores, tais como a de transporte (BALLOU, 2001).

Considerando que no processo de armazenagem está incluída a formação de estoque, entre as funções importantes da armazenagem estão: criar oportunidades de controle por meio da gestão de estoques, ao lidar com a falta de coordenação entre etapas de um processo, com a incerteza decorrente de demandas independentes; contribuir para a criação de valor, ao permitir que os produtos sejam guardados para períodos de escassez no qual teriam melhores preços; contornar a impossibilidade de transporte instantâneo entre o ponto de fornecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com