TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Robótica, mecatronica, biónica e inteligência artificial

Seminário: Robótica, mecatronica, biónica e inteligência artificial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Seminário  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Robótica, Mecatrônica, Biônica e Inteligência Artificial

Na verdade quando falamos de robótica, mecatrônica, biônica e inteligência artificial é preciso situar muito bem todas estas ciências, pois elas têm tanto semelhanças como diferenças. O que ocorre, é que ao tratar de qualquer uma delas, logo nos vêm à mente o conceito de “criaturas artificiais” ou “criaturas digitais”. Na verdade, quando falamos de mecatrônica, além dos robôs incluímos nesta categoria as automações, máquinas que nada tem de aparência de criaturas, mas que realizam tarefas automáticas que lhes parece indicar alguma inteligência. Por outro lado quando falamos de biônica, vamos para outro lado em que as criaturas humanas interagem de uma forma mais íntima com mecanismos e até têm partes de seus corpos substituídas por mecanismos.

Em seu livro “Digital People” (Gente Digital), Sidney Perkowitz faz uma separação muito firme das diversas categorias de dispositivos ou seres que se enquadram nestes grupos. Assim, partindo de automatismos simples até homens biônicos ou cyborgs temos a seguinte separação que resulta em diferentes graus para a artificialidade dos mecanismos ou seres, se assim podemos falar, lembrando que já existe o conceito de vida artificial.

Assim, com base na separação feita por aquele autor podemos dizer que:

Um automatismo ou um dispositivo mecatrônico é um dispositivo que se move, tem partes eletrônicas e mecânicas, e faz isso sob condições que são fixadas para ele e não por ele. Essa última frase deixa claro que o dispositivo não tem vontade própria.

Por outro lado, um robô é um dispositivo autônomo ou semi-autônomo fabricado para funcionar de modo semelhante a uma entidade viva. Esse dispositivo inclui partes mecânicas, eletrônicas, programas, e tudo mais necessário para que ele alcance sua finalidade. Neste caso, podemos ter os robôs humanóides, que imitam na aparência os seres humanos, e os não humanóides, com formatos que se adaptam às suas finalidades.

Temos a seguir os andróides que são dispositivos feitos para se assemelhar a seres humanos e a se comportar como seres humanos. A própria palavra andróide vem do grego significando “igual ao homem”.

Passamos agora ao Cyborg ou organismo cibernético onde o homem biônico é o melhor exemplo.Trata-se de uma criatura que possui partes dos seres vivos e partes eletrônicas - mecânicas. Em muitos casos, estas partes eletrônicas e mecânicas visam substituir partes vivas que foram danificadas ou que não operam mais num ser vivo. Evidentemente, a parte viva que tem por principal componente o cérebro, comanda as demais...

Em todas estas categorias encontramos variações e mesmo modificações que as tornam membros de grupos intermediários ou totalmente novos. Nesta seção de nosso site vamos ter artigos que incluem todas estas categorias, incluindo projetos práticos. No entanto, para começar vamos tratar inicialmente dos elementos mais simples que estão no grupo dos dispositivos mecatrônicos e dos robôs, que sem dúvidas são os membros mais atraentes. O texto que damos a seguir vem do nosso livro Eletrônica Para Mecatrônica, com adaptações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com