TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rolamentos de esferas cerâmicas

Por:   •  28/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

ROLAMENTO DE ESFERAS CERÂMICAS

Dentre as aplicações de todos os materiais cerâmicos, podemos citar os rolamentos que estão sendo uns dos mais utilizados no mercado em especial nos motores elétricos. Um rolamento apresenta uma forma cilíndrica composta por vários sub-elementos, sua parte central é vazada visando o acoplamento em algum eixo e tem como seu objetivo principal permitir o movimento rotacional ou linear, reduzindo o atrito entre a superfície do rolamento e a superfície que está sendo rolada.

 Existem vários tipos de rolamentos que são projetados para trabalhar com a carga de empuxo, a carga radial ou em alguma junção dos dois. Essa definição citada é dos rolamentos mais antigos utilizados no passado, que eram feitos de aços para mancais sendo eles muito rígidos que depois de polido ficam com acabamento muito liso.

Mas com o aumento dos níveis de rotação dos cabeçotes dos centros de usinagem vem sendo aplicado os rolamentos de super precisão com esferas cerâmicas que são não separáveis e mais adequados para temperaturas elevadas. A cerâmica utilizada é o nitreto de silício (Si3N4) que tem densidade menor que a do aço se tornando assim um material mais desejado e também pelo fato de haver uma força centrífuga menor que aumenta a vida útil dos rolamentos.

Estes, chamados de rolamentos híbridos possuem características relevantes das esferas cerâmicas, possui baixo coeficiente de expansão linear, baixo coeficiente de atrito, alta rigidez melhorando a geração de calor e o deslizamento dos elementos em operação é reduzido em comparação ao aço.  

A cerâmica do rolamento é aplicada por pulverização de plasma o que gera como consequência uma colagem mais segura para o aço. O revestimento cerâmico é coberto por uma resina acrílica que faz com que ele se torne um grande resistente elétrico. No sentido do eixo do rolamento possuem as pistas dos anéis internos e externos deslocados entre si que suportam cargas combinadas atuando ao mesmo tempo.

Os materiais cerâmicos exigem níveis inferiores de lubrificação do que os rolamentos fabricados totalmente em aço e são mais resistentes á corrosão, por isso as esferas podem ser utilizadas em ambientes mais corrosivos como na indústria alimentícia, médica, aeronáutica e podem ser expostos em altas temperaturas.

http://www.cyhrolamentos.com.br/cyhrolamentos/info_zen_hibridos.pdf

http://www.icro.com.br/newsletter/49/Rolamentos_Hibridos.pdf

http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasalan/AT102-Aula02.pdf

http://www.norpem.com.br/index.php/en/portfolio-de-produtos/rolamentos-e-afins/linha-skf/rolamentos-unidades-e-mancais/produtos-engenharia/rolamentos-hibridos.html 

http://www.nsk.com.br/upload/file/B39.pdf

http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/3524-tipos-de-rolamentos-e-como-funcionam/ 

http://www.romaco.com.br/technews/rolamentos-com-esfera-ceramica/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com