TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA DO TRABALHO NA FASE DE EXPLORAÇÃO MADEIREIRA DO MANEJO FLORESTAL

Por:   •  20/7/2016  •  Artigo  •  2.684 Palavras (11 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 11

SEGURANÇA DO TRABALHO NA FASE DE EXPLORAÇÃO MADEIREIRA DO MANEJO FLORESTAL

        

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância da segurança do trabalho na fase em que mais expõe os trabalhadores a riscos de acidentes de trabalho, mostrando alguns resultados de pesquisas realizadas por empresas contratadas por outras de grande porte que chegaram à conclusão da necessidade do investimento em segurança do trabalho por parte do empregador. Após tais resultados podemos comprovar também que, onde houve o interesse de investir em segurança os números de acidentes no trabalho diminuíram significativamente, tendo assim melhores resultados na produção e em dias trabalhados por empregado.

Palavras-chave: Riscos de acidentes. Investimento. Empregador. Produção.


  1. INTRODUÇÃO

        A segunda maior cobertura florestal do mundo encontra-se no Brasil, com 478 milhões de hectares, sendo ultrapassado apenas pela Rússia com 809 milhões de hectares (FAO – Food and Agriculture Organization of the United Nations, 2006). Segundo a Sociedade Brasileira de Silvicultura o agronegócio da atividade tem potencial de ultrapassar US$ 11 bilhões em vendas externas em 2010 (Budziak; Maia; Mangrich, 2004).

        A administração da floresta para obtenção de benefícios sociais, ambientais e econômicos é denominado como Manejo Florestal Sustentável, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema, objeto do manejo, e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não madeireiros, assim como a utilização de outros bens e serviços florestais.

        No manejo florestal inclui-se uma ampla gama de objetivos e atividades, dependendo do proprietário ou detentor da floresta, incluindo assim a exploração madeireira como uma grande variedade de atividades florestais, entre as quais o manejo de vida silvestre, o manejo de reservas extrativistas, os serviços ambientais e a recreação (IFT, 2010).

        O Manejo Florestal é uma atividade de grande importância no setor florestal da região amazônica na última década.  Este possui a maior demanda por madeira serrada devido ao desenvolvimento do país e, tendo em vista que as florestas plantadas não conseguem suprir esta demanda, e devido à grande importância do setor madeireiro na região norte do país, se fez necessário regulamentar o Manejo Florestal em florestas nativas da Amazônia. Muito longe da teoria, poucas empresas buscam executar suas atividades de acordo com o que determina a legislação, buscando planejar suas atividades visando atender os princípios da sustentabilidade, tornando a exploração florestal uma atividade “nômade”.

        De acordo com estudos da Consufor, empresa de consultoria em negócios e estratégias, especializada no setor de base florestal, com base nos dados disponibilizados pelo IBGE, a produção da indústria da madeira no Brasil vem apontando um crescimento constante desde 2009, ano que a indústria atingiu seu menor nível devido aos impactos da crise internacional.

        Neste período (2009-2014) a produção nacional cresceu aproximadamente 30%, ou seja, crescimento médio anual da ordem de 5%.


2.        DESENVOLVIMENTO

        Nas empresas brasileiras de todos os setores o número de acidentes de trabalho caiu entre 2000 e 2001, mas as consequências se tornaram mais graves. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa realizada pela Marsh Risk Consulting do Brasil.

        A Marsh analisou 64 empresas, a grande maioria de multinacionais, que empregam 27 mil pessoas. O resultado mostra que em 2000 foram registrados 2,61 acidentes para cada grupo de 100 funcionários. Em 2001, o número baixou para 1,26. Já a média de dias não trabalhados saltou de 21,69 por acidente em 2000 para 28,57 no ano seguinte. O Estudo contatou, entre outras coisas que, a queda na quantidade de acidentes reflete os investimentos das empresas em segurança. A maior gravidade resulta da terceirização, falta de treinamento e substituição de profissionais experientes por outros que ganham menos.

                Utilizando adequadamente as técnicas de manejo florestal teve como resultado a diminuição considerável dos riscos de acidentes de trabalho. No Projeto Piloto de Manejo Florestal (Imazon/WWF), os riscos de acidentes durante o corte na operação manejada foram 17 vezes menores se comparado às situações de perigo na exploração predatória.

         Uma das fases mais importantes no processo de produção florestal é a exploração da madeira e, por isso, deve ser objeto de gestão específica e ao mesmo tempo integrada ao negócio ou empresa florestal (Vasques 2006).  É sem duvidas a fase que mais gera custos e, portanto, a que mais traz retorno com a realização de programas de qualidade, podendo obter os resultados quase que imediatamente (REZENDE; Jacovine; Leite; Trindade, 2000).  

        O maior número de acidentes na exploração da madeira, sendo que alguns são fatais, ocorre na etapa de abatimento de árvores. Segundo Amaral, (1998) nas atividades de extração, desdobramento, beneficiamento e industrialização da madeira é que acontecem inúmeros acidentes, na grande parte deles com amputação devido à utilização de máquinas em precárias condições de uso. Após a abertura da economia em 1994 é que ocorreram maiores avanços no Brasil com relação à exploração florestal. Desde então esse processo vem se tornando irreversível, segundo Burla (2008). As empresas começaram com a mecanização do trabalho de maneira mais intensiva, devido o aumento do custo de mão-de-obra, necessidade de executar o trabalho de forma mais ergonômica, reduzindo os índices de acidentes, com menores custos e maior eficiência (MACHADO, 2002).

        Para evitar os acidentes no processo da exploração florestal, foram adotadas algumas técnicas, como também medidas preventivas (Amaral, 1998), além da aplicação das normas e leis vigentes. O delineamento e o planejamento do sistema de exploração a ser empregado compreendem o atendimento a certos objetivos, sendo eles, empresariais, aspectos quantitativos e qualitativos. A estruturação dos sistemas operacionais para a exploração florestal também é influenciada por fatores intrínsecos, tais como: o “site”, ou seja, a floresta e seu ambiente; a tecnologia das máquinas e equipamentos; a mão-de-obra capacitada e o suporte administrativo e operacional de manutenção e logística (VASQUES 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (162.7 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com