TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manejo Florestal

Artigos Científicos: Manejo Florestal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 8

Manejo Florestal Sustentável

Um dos principais temas discutidos nos dias atuais têm sido a questão do aquecimento global e os danos ambientais causados pela atividade humana. Embora ainda existam algumas controvérsias, em poucas ocasiões o planeta experimentou tanta convergência. A sociedade civil, representada pelas Organizações Não Governamentais, tem conseguido grande repercussão em suas ações para a preservação de florestas. A ONU, quase que unanimemente, tem alertado os agentes políticos e econômicos para a necessidade de mudanças em seus padrões de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, o forte crescimento das economias da Ásia, especialmente China e Índia, tem resultado no aumento da demanda por grãos, proteína animal e fibras para a produção de papel e tecidos. Nos países desenvolvidos, cresce a demanda por combustíveis renováveis. Nas economias menos favorecidas, a pressão populacional para ocupação de novas fronteiras é muito grande. Essas tendências têm resultado na crescente conversão de florestas para terras voltadas para agropecuária.

Na atividade florestal, poucos países são tão competitivos quanto o Brasil. O faturamento de produtos derivados de florestas atingiu, em 2006, quase 30 bilhões de dolares. O país detém a maior massa de florestas tropicais nativas do planeta, com mais de 470 milhões de hectares. Deste total, por volta de 50% são florestas protegidas por medidas governamentais federais ou estaduais. Apesar deste potencial imenso, a atividade florestal não predatória ocupa um volume ínfimo. Menos de 1% da floresta nativa tem uso considerado sustentável, através da aplicação de técnicas de manejo. Apesar de o Brasil ser um dos grandes produtores de madeira de lei, apenas cerca de 2% da produção de toras são certificados. Em plantações, o país detém quase 6 milhões de hectares de florestas, com as melhores taxas de crescimento (IMA2) do planeta. Quase metade deste volume é certificado.

A madeira certificada tem um amplo espectro de adição de valor, podendo ser vendida como toras, madeira serrada bruta, aplainada, seca ou industrializada sob a forma de pisos, molduras, móveis ou acessórios. Como produto final ou subproduto da exploração florestal ou das serrarias, a madeira certificada tem também ampla aplicação na geração de fontes renováveis de energia. Esta gama de usos e aplicações permite à madeira certificada ter valores de mercado que variam de US$ 25 a US$ 25 mil por metro cúbico. Como mencionado, em adição à madeira, florestas oferecem produtos não madeireiros, como plantas, frutos, sementes, fibras e raízes voltados para a produção de extratos, óleos e corantes com as mais diversas aplicações e possibilidades de adição de

valor. Ainda, florestas garantem os chamados serviços ambientais, tais como redução das concentrações de carbono na atmosfera, clima, conservação de reservas de água, manutenção da biodiversidade e entre outras. Esses produtos florestais têm sido alvo de crescente interesse econômico, sendo objeto de intensa atividade inovadora.

Conceito de Manejo florestal Sustentavel

O inciso IX do Art. 2º da Resolução CONAMA nº 406-2009, de 02 de fevereiro de 2009, assim define Manejo Florestal Sustentável:

Manejo Florestal Sustentável: É a administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies. Transcrevemos, a seguir, o teor do inciso VII do Art. 3º da Lei Federal de Nº 12.651, de 25 de maio de 2012, que define manejo sustentável: Manejo sustentável: administração da vegetação natural para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras ou não, de múltiplos produtos e subprodutos da flora, bem como a utilização de outros bens e serviços.

Fez se necessário na década de 90, a partir do incremento da certificação florestal, expressar o conceito de manejo florestal sustentável de forma prática tornando possível sua avaliação e replicação. Passou a ser empregado o termo “bom manejo florestal”, que representa as melhores práticas de manejo, capazes de promover a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais, considerando a viabilidade econômica e o estado da arte do conhecimento científico e tradicional. Atualmente a definição de Manejo Florestal passou a ser entendida, além de seu aspecto técnico, no sentido de orientar a atividade do homem e das futuras gerações com base no desenvolvimento sustentável. Indo além do fluxo contínuo de produtos, incluindo comprometimento com códigos de ética em relação ao progresso. Destaca-se a definição de manejo como uso florestal sustentável da floresta (bom manejo florestal) é um processo que valoriza o uso da floresta como atividade permanente, e:

• Supõe que das intervenções nos povoamentos se extrai madeira, outros produtos e serviços;

• A colheita de bens e serviços está dentro dos limites de produtividade do sistema, da capacidade de suporte e do seu nível de garantia das operações permanentes nos ecossistemas;

• As operações de manejo são rentáveis de acordo com os critérios do ator que faz a gestão do manejo;

• Todos os atores afetados no processo participam da elaboração, execução, avaliação e distribuição dos custos e benefícios, das políticas e ações concretas de acordo com seus direitos e assumem, portando, responsabilidades;

• É parte do desenvolvimento sustentável, portanto, não está dissociado das políticas de desenvolvimento nacional e dos setores relacionados e nem dos direitos das gerações futuras

Vantagens do manejo florestal

As 07 (sete), razões principais para uma floresta ser manejada de forma sustentável:

a) Continuidade da produção: o manejo garante a produção de madeira em uma área de floresta por tempo indeterminado;

b) Rentabilidade: o manejo gera benefícios econômicos que superam os custos, principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com