TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições e histórico de manejo florestal

Tese: Definições e histórico de manejo florestal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Tese  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

Sem exageros, a Amazô¬nia é uma região crucial para a humanidade. Desempenha um papel fundamental na conservação de uma enorme biodiversidade, que pode ser usada pelo homem, futuramente, na criação de novos medicamentos e curas; abriga enormes reservatórios de água doce superficial; estoca massivas quantidades de carbono que, de outra forma, se estivesse na atmosfera, contribuiria negativamente ao aquecimento global.

¬

¬Entretanto, principalmente desde a construção das primeiras estradas federais na região, nas décadas de 1960-70, as florestas amazônicas têm sido destruídas a um ritmo crescente e alarmante. Na raiz deste problema, está o estabelecimento de atividades agropecuárias na região, implantadas de forma extensiva, impulsionadas pelos baixos preços da terra e por crescentes mercados na esfera nacional e internacional. A atividade madeireira desempenha um papel chave na conversão de florestas a pastos e monoculturas. Como definido por várias organizações, a exploração madeireira é a “ponta de lança” da colonização, uma vez que abre estradas até florestas anteriormente inacessíveis, devasta seus recursos – pois a exploração é feita sem o uso de técnicas adequadas para conservar as florestas –, torna-as susceptíveis ao fogo e, desta forma, ao exaurir completamente seu valor de uso, estimulam sua conversão à agropecuária.

A alternativa a esta dinâmica de ocupação da Amazônia é a priorização de iniciativas de valorização da economia da floresta. Isto inclui a produção madeireira e de produtos florestais não madeireiros (PFNMs, como são chamados, incluindo cipós, frutos, resinas, gomas, etc.), ecoturismo, pagamento por serviços ambientais e inclusão destas florestas em mecanismos de compensação pelo “desmatamento evitado”, ou seja, a remuneração pelo carbono que seria colocado na atmosfera caso estas florestas fossem desmatadas. Porém, apenas a exploração feita com técnicas adequadas pode garantir a perpetuidade desta economia baseada na floresta. São as chamadas técnicas de manejo florestal. Neste artigo, você vai conhecer em detalhes as técnicas de manejo florestal de madeira.

Definições e a história do manejo florestal

Simplificadamente, manejo florestal pode ser definido como o uso de práticas de planejamento e princípios de conservação que visam garantir que uma determinada floresta seja capaz de suprir, de forma contínua, um determinado produto ou serviço. O manejo florestal já é previsto por lei, na exploração de florestas amazônicas, desde 1965, através do Código Florestal Brasileiro (Lei 4.771/1965, artigo 15). Entretanto, o decreto que regulamentou o uso do manejo florestal na exploração de florestas na Bacia Amazônica apareceu apenas em 1995 (Decreto 1.282). Uma definição legal moderna de manejo florestal pode ser vista na recentemente sancionada Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei 11.284/2006), em seu artigo 3°, inciso VI: “administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não madeireiros, bem como a utilização de outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com